O ano de 2014 é muito especial para o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), pois marca a chegada dos 10 anos de atuação e a conquista de importantes objetivos e metas. Nestes anos, o CPCE comemora a importante marca de mais de 200 eventos realizados que atingiram mais de 90 mil pessoas direta e indiretamente pelas ações do Conselho em quase 30 municípios do Estado, incluindo as quatro regionais do CPCE Londrina, Cascavel, Campos Gerais e Maringá.
Confira o relatório completo dos 10 anos do CPCE aqui
Além dos 10 anos, 2014 foi o ano que o CPCE assumiu também o papel como Conselho Temático da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) se reorganizando de acordo com as necessidades e expectativas da indústria paranaense. Como forma de organizar os projetos e ações realizadas, o Conselho é dividido em quatro núcleos de competências: Núcleo de Indústrias e Sindicatos; Núcleo de Comércio, Serviços; Núcleo de Instituições de Ensino Superior; e Núcleo do Terceiro Setor. Em seu cadastro de instituições conselheiras, o CPCE conta com mais de 300 organizações, algumas com representantes, que se reúnem mensalmente em núcleos de trabalho para pensar, estruturar e planejar as ações que serão realizadas.
No desenvolver de suas atividades e no progredir dos anos, o CPCE abraçou as causas envolventes da sustentabilidade, da boa governança corporativa, dos princípios sugeridos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) incentivando e liderando programas e desenvolvendo projetos na área de cidadania empresarial, educação e inovação social.
A partir de 2014, o CPCE passou por uma reestruturação que definiu como os projetos devem ser trabalhados. Seguindo o conceito de sustentabilidade, foram eleitos três temas nas reuniões de núcleo que irão nortear as ações realizadas: Governança, Educação e Cidadania. Dentro desses temas, os projetos que já existiam foram divididos e x trabalhados em ações propostas por equipes de projetos com integrantes dos quatro núcleos de competências.
O projeto Sustentabilidade na Cadeia de Valor tem como objetivo disseminar a sustentabilidade mostrando as oportunidades e possibilidades de aumento da competitividade da empresa. Na área de educação, o projeto Educando na Sustentabilidade tem como objetivo promover a discussão com a sociedade, nas suas esferas educacional, empresarial e civil em geral, para estabelecer um repertório compartilhado acerca da Educação na Sustentabilidade. Com foco na cidadania, o projeto Incentivos Fiscais visa informar, disseminar e incentivar a aplicação das leis de incentivos fiscais em prol do desenvolvimento sustentável do Paraná envolvendo os três setores da sociedade: governo, empresas e terceiro setor.
Em seus projetos e ações, o CPCE conseguiu contribuir significativamente para a melhoria e esclarecimento de inúmeros profissionais a respeito de importantes temas, como a inclusão da pessoa com deficiência, destinação do Imposto de Renda, Pacto Global, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), voluntariado corporativo, aproximação das universidades com o setor produtivo, a capacitação e aproximação da indústria com o terceiro setor, formação de novos líderes da sustentabilidade como o Empresário do Terceiro Milênio, sustentabilidade na cadeia de valor entre outros temas. O CPCE é um dos principais mobilizadores para aumentar o número de empresas que aderem ao Pacto Global no Paraná.
As regionais do CPCE começaram a ser instaladas a partir de 2010 com a criação do CPCE de Maringá, que em 2013 comorou a adesão de mais de 20 empresas ao Pacto Global alcançando destaque internacional por concentrar o maior numero de instituições signatárias.
Em 2011, foram criadas as regionais de Londrina, Campos Gerais e Cascavel. Em Londrina, o CPCE já conta com 70 empresas e cinco instituições de ensino superior. A regional dos Campos Gerais fica em Ponta Grossa e atende toda a região articulando mais de 60 empresas em projetos de voluntariado corporativo e responsabilidade socioambiental.
O CPCE da região de Cascavel foi instalado no dia 10 de novembro de 2011. Na região, o intuito é fortalecer parcerias com as indústrias com objetivo de fomentar a participação dos empresários nas iniciativas de responsabilidade social e reúne 29 empresas e instituições.
Em comemoração aos 10 anos, o CPCE realiza, simultaneamente ao VII Congresso Nós Podemos Paraná, o II Congresso CPCE: Educando na Sustentabilidade. Em breve mais informações.