Na última terça-feira (19), o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e o Nós Podemos Campos Gerais, em parceria com o Congresso Nacional da Faculdade Sagrada Família, promoveram a palestra “Os ODM, Pós-2015 e ODS: qual papel da juventude no desenvolvimento sustentável?”. A palestra foi ministrada pelo analista do Sesi no Paraná, João Frederico Rocha Loures e Souza.
De acordo com o palestrante, foi fundamental a exposição de um case local do Ministério Melhor Viver, que faz parte do CPCE dos Campos Gerais, e que atua com a questão da alimentação de moradores de rua. “Isso inspirou muito o papel cidadão para reflexão pessoal e coletiva dos presentes”, relata João.
Os participantes puderam interagir e discutir as novas propostas dos ODS, citados pelo palestrante que expôs o panorama que vem sendo discutido pela Cúpula da ONU em validação dos 17 objetivos e 169 metas indicadas por meio das consultas públicas em mais de 50 países. Ao final do evento, os grupos puderam expor suas ideias conforme o objetivo escolhido.
Os alunos realizarão ações referentes aos objetivos 4, 5, 6, 7 e 9 propostos pelos ODS, na questão de uma educação mais aproximada da indústria, da atuação do cidadão na educação da comunidade, na utilização consciente da água e energia e políticas públicas que viabilizem estes alcances. “O conhecimento a mais sobre a sustentabilidade, apresentada na palestra, desperta a reflexão e o lado social”, destaca a aluna do 5º período de administração, Ariane Nalevaiko.
Para a articuladora do Sesi no Paraná, Glaucia Wesselovicz, a atividade despertou a busca de um futuro sustentável. “Vejo que a atividade pode despertar nos alunos os questionamentos sobre sua atuação como agentes do desenvolvimento e a consciência para a formação de líderes sustentáveis, responsáveis por uma gestão socioambiental mais efetiva”, finaliza.
Confira a descrição de todos os ODS clicando aqui.