O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), pertencente ao Sistema Fiep, atualizou e está distribuindo a Cartilha do uso de incentivo fiscal para projetos sociais”. A publicação está disponível para download no nosso site(download) e ajuda a entender melhor algumas das regras para a destinação do Imposto de Renda devido e como é possível contribuir com as iniciativas sociais reconhecidas e formalmente credenciadas.
A cartilha faz parte das ações do CPCE para apoiar campanhas e iniciativas voltadas a divulgar a importância da destinação de imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente (FIA) ou para projetos aprovados pelos Conselhos de Direitos Municipais.
“Promovemos espaços para discussão sobre a adequada aplicação dos incentivos fiscais, particularmente em parceria com associações de classe de contadores, conselhos regionais de contabilidade e organizações do terceiro setor”, explica o presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa.
Segundo ele, o trabalho visa estimular a postura socialmente responsável e positiva frente aos desafios sociais, econômicos e ambientais. O contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda devido para projetos aprovados nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado e do município, com deduções de até 6%. “Essa destinação é uma forma de optar em como e onde o seu dinheiro poderá ser bem e criteriosamente aplicado”, diz Victor Barbosa.
Conteúdo - A cartilha está estruturada nos seguintes pontos: conheça os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente; Como apoiar o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente; Destinação dirigida do IR a projetos sociais por meio dos Fundos dos Direitos; quem pode doar: pessoas jurídicas e pessoas físicas.
Na abertura da publicação, Lucélia Lecheta, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, apresenta o entendimento de que o contabilista é um ator imprescindível no cenário do desenvolvimento nacional. “É o combustível que impulsiona o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná a elaborar, desenvolver e aprimorar constantemente ações que multipliquem os frutos sociais da atividade contábil no país”, afirma Lucélia.
Além do Conselho Regional de Contabilidade, o CPCE tem a parceria com o Instituto GRPCOM, que vincula chamadas na mídia alertando o contribuinte sobre o prazo para providenciar as doações dirigidas.
Para conhecer os projetos aprovados no FIA, basta acessar www.criancaquerfuturo.com.br ou procurar o site do conselho no município.
Para download da cartilha, acesse o arquivo abaixo:
ppv_cartilha_CPCE_miolo.pdf