O Movimento Nós Podemos Paraná com o apoio do Conselho Paranense de Cidadania Empresarial (CPCE) e articulado pelo Sistema Fiep, promoveu no sábado (13) um ato público na Boca Maldita, em Curitiba, no encerramento da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O objetivo do evento foi apresentar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e distribuir um laço amarelo como símbolo da cultura de paz.
"Buscamos informar a população e incentivá-la realizar ações que contribuam para o alcance dos ODM. Cada um pode fazer a parte por um mundo melhor", destacou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.
Os ODM foram definidos em 2000, durante a reunião de cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e a extrema miséria até 2015. São 8 metas socioeconômicas que abrangem as áreas de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criada em 9 de agosto de 2004 para lembrar o trabalho realizado pelo sociólogo Betinho, que faleceu em 9 de agosto de 1997.
Participaram do ato público o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), Lions Clube Batel, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) e Associação dos Voluntários Amigos (AVA).
"A única forma de garantir a corresponsabilidade do cidadão é a informação.
Participamos deste ato público para incentivar as ações de cidadania da população", destacou
a assessora da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Marisa Mendes de Souza.
Um exemplo de cidadão que
faz a sua parte para um mundo melhor é Antenor Santos (Cafú), de 61 anos. Ele é maratonista e treina
voluntariamente 12 pessoas no bairro Parolin, em Curitiba. "Incentivando os jovens a praticar esporte, conseguimos afastá-los
das drogas", salientou.