Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cascavel28/08/2014

Cascavel une esforços para destinação do Imposto de Renda

Eventos realizados nos dias 20 e 21 de agosto reuniram mais de 200 pessoas

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Cascavel e o Colegiado Nós Podemos promoveram, nos dias 20 e 21 de agosto, o Seminário sobre Incentivos Fiscais para empresários, pessoas físicas, profissionais da área contábil e estudantes de contabilidade. O objetivo foi esclarecer e desmistificar a destinação do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais. 

Desde 2002, pessoas físicas que declaram no modelo completo do Imposto de Renda (IR) e que tem imposto a pagar podem destinar até 6% do IR devido para programas sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos e para projetos culturais e esportivos, por meio da destinação do IR devido. Para as empresas, é possível utilizar até 8% do IR devido para dedução fiscal; somando 1% do IR - FIA e Fundo do Idoso; 1% do PRONON/ Oncologia; 1% do PRONAS/Pessoa com Deficiência; 1% do IR - Lei de Incentivo ao Esporte; e 4% do IR - Lei Rouanet (Saiba mais). 

clique para ampliar>clique para ampliarEvento sobre Incentivos Fiscais para pessoas físicas e jurídicas é realizado em Cascavel (Foto: Divulgação)

A destinação que pode ser realizada por pessoas físicas e jurídicas foi o tema abordado no dia 20 de agosto e contou a participação do vice-presidente da Associação Comercial de Cascavel (ACIC), Sr. Alci Lúcio Rotta Junior; do vice- presidente da Fiep e presidente do SINDIMADEIRA, João Alberto Soares de Andrade; do vice-presidente da Fiep e presidente do SINDUSCON, Edson José de Vasconcelos; e do Diretor Regional do CPCE, Guido Bresolin. O evento ainda teve a apresentação do representante da instituição conselheira Fundação Assis Gurgacz, William Fischer, que falou sobre as vantagens da aplicação dos incentivos fiscais e apresentou o site www.incentivosocial.com.br que traz alguns projetos que podem ser apoiados por meio dos incentivos fiscais na região Oeste (confira a apresentação aqui); e do delegado Paulo Sérgio Cordeiro Bini, que prestou esclarecimentos técnicos da Receita Federal sobre Incentivos Fiscais (confira a apresentação aqui). 

Além das palestras, o evento contou com o case Incentivos Fiscais da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) apresentado pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (SINCOVEL), Edson Cadidni (confira a apresentação aqui); e do case Experiências do Sicoob Oeste em relação às leis de incentivos fiscais apresentado pelavice-presidente do Instituto Sicoob e diretora do Sicoob Oeste, Solange Martins (confira a apresentação aqui). 

De acordo com o vice-presidente da ACIC e proprietário da Rotta Distribuidora, Alci Lucio Rotta Júnior, o evento foi importante para mostrar que as pessoas podem ajudar no desenvolvimento do município sem gerar ônus para os contribuintes. “Uma das bases do associativismo é promover o desenvolvimento das comunidades e, através desse programa, é possível destinar parte do dinheiro do imposto de renda para que fique na comunidade sem onerar de forma alguma o empresário ou pessoa física. Realmente esse programa é de suma importância e acredito que todo empresário deveria conhecer para que possamos realmente mudar nossa comunidade”, ressalta Júnior. 

Contadores e universitários 

A programação do dia 21 de agosto foi voltada aos profissionais da área de contabilidade e universitários e reuniu 115 participantes. Esteve presente no evento o gerente da unidade SESI/SENAI de Cascavel, Hugo Armando Ceron Molina; o delegado do Conselho Regional de Contadores (CRC) Cascavel, Waldomiro Kluska; e o diretor social do SINCOVEL e proprietário do escritório contábil Lorenzo & Associados, Rafael Antônio de Lorenzo.

A Aplicação Contábil dos Incentivos Fiscais foi o tema da palestra do representante do CRC, Maurício Cândido (confira a apresentação aqui), e o delegado Paulo Sérgio Cordeiro Bini prestou esclarecimentos técnicos da área contábil da Receita Federal sobre Incentivos Fiscais. O evento também apresentou aos profissionais e universitários o case Incentivos Fiscais da Estrada Distribuidora de Combustíveis, apresentado pelo Presidente do SESCAP, Michel Vitor Lopes (confira a apresentação aqui); e o case da M. A. Máquinas Agrícolas LTDA, apresentado pelo contador da empresa, Evaldo Peixoto Rodrigues (confira a apresentação aqui). 

Para o diretor diretor social do SINCOVEL, Rafael Lorenzo, o evento foi importante para esclarecer como funciona o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). “As palestras foram muito claras e precisas, destacando principalmente a forma que o CMDCA deve atuar na questão das prestações de contas. O seminário foi de suma importância para  relembrar quais são os benefícios que podemos aplicar para as empresas em prol da sociedade”, enfatiza Lorenzo. 

Além de sensibilizar a comunidade e os profissionais da área, o diretor regional do CPCE, Guido Bresolin, destaca que o evento foi importante para mudar a cultura do município e impulsionar a destinação do IR devido. “A legislação é bastante complexa, se a sociedade organizada não se dedica para compreender, entender, analisar as formas e buscar os caminhos não há como as entidades alçarem esses recursos. Todo esse trabalho é de formiguinha, é de pouquinho em pouquinho, mas que com o passar dos anos faz muita diferença para a comunidade de Cascavel”, finaliza Bresolin. 

Os eventos contaram com o apoio da ACIC, da BWA Consultoria, da Fundação Assis Gurgacz, Fundação Canal 20, Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (SINCOVEL), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), do Conselho Regional de Contadores (CRC) e a Rede Paranaense de Comunicação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.