Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Campos Gerais17/12/2013

Campos Gerais Cidadão levou serviços para moradores de Castro

Promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, projeto levou ações para fomentar o voluntariado e a cidadania no município

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada ao Sistema Fiep, realizou no dia 07 de dezembro o Campos Gerais Cidadão – Castro. O objetivo do evento foi exercitar a cidadania da população local levando informações importantes sobre empregos, educação, saúde, meio ambiente e serviços gratuitos.

O evento já teve três edições, duas em Ponta Grossa e uma em Castro, e representa o incentivo do CPCE ao voluntariado da região, pois dia 05 de dezembro foi o Dia Internacional do Voluntariado e o evento é organizado por funcionários voluntários das empresas e instituições conselheiras.

clique para ampliar>clique para ampliarEvento contou com apresentação de grupos artísticos (Foto: Divulgação)
clique para ampliar>clique para ampliarOficina oferecida pela Cargil no evento (Foto: Divulgação)

 

clique para ampliar>clique para ampliarOficina oferecida pela Pincéis Tigre no evento (Foto: Divulgação)

Durante todo o dia, os moradores da região tiveram acesso a serviços como atendimento do INSS, Agência do Trabalhador, Bolsa Família, encaminhamento para vagas de emprego, cadastro de currículos, informações sobre seguro desemprego. Além disso, foram ofertadas palestras durante todo o dia sobre mercado de trabalho, valorização da mulher, inclusão da pessoa com deficiência, consumo consciente do álcool e meio ambiente. Todas estas ações são voltadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).  

Para as crianças a diversão foi garantida com um parque, oficinas e contação de histórias com personagens caracterizados, ao todo foram oferecidos mais de 50 serviços que envolveram 292 voluntários e resultaram em 1706 atendimentos.

Além disso, também foram realizadas diversas apresentações culturais como o Grupo Afro, da Escola CAIC; Dança Anos 70 com alunos da E. M. Vicente Machado; Banda Marcial, do Colégio Vespasiano; apresentações de violão e canto com alunos do Centro de Juventude; música sertaneja de raiz, com a dupla Dário & Darinho;  Hino de Castro, com o grupo Maraiza; o musical gospel, Lena; e o Coral da APAE.

A Fundação Cargil promoveu durante o evento a Oficina Plantando Cidadania para disseminação do conceito de agricultura e alimentação saudável, sustentável e acessível do campo à mesa.

Para a assistente social da Pincéis Tigre, Teresa Cristina, foi gratificante colaborar na realização do evento. “Observamos talentos, criatividade, interesse nas crianças e adolescentes que participaram das oficinas do Meu Jeitinho e do Uso de EPI”, ressalta.

A Heineken também participou do evento distribuindo cartilhas sobre consumo responsável de álcool e como falar sobre o assunto com as crianças.

A coordenadora do Centro de Juventude, Erika Kakimoto, ressaltou a importância do evento para valorização das pessoas e promoção do voluntariado. “Penso que mobilizações como o Campos Gerais Cidadão valorizam o ser humano, o envolvimento de quem trabalha e a participação da comunidade mostra que vale a pena ser brasileiro, vale a pena ser paranaense”, exclama.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.