Dando prosseguimento nas reuniões de Equipe de Projeto do CPCE, no dia 09 de março foi realizado um debate em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que trata da indústria,infraestrutura e inovação no Laboratório de Criatividade, no Campus da Indústria. Estiveram presentes representantes da Agressor Zero. Brose Brazil, BS MAX – Instituto Bom Aluno do Brasil, Instituto Robert Bosch Ltda, FACOP, FAES Curitiba, IBQ Indústrias Químicas S.A (Britanite), JCS Group, Radiante Engenharia de Telecomunicações e SINAEES, SICEPOT, SINPACEL e Uninter.
Para tratar do Dia Internacional das Mulheres o Sr. Luiz Ferracin, gerente de inovação do Senai trouxe as principais invenções realizadas por mulheres, e discorreu sobre os impactos positivos na nossa sociedade.
A mulher inventou a máquina de fazer sorvete (1843) máquina de lavar louças(1893), filtro de café(1908) , geladeira elétrica (1914), as fraldas descartáveis (1951), invenções que tornaram suas vidas mais fáceis, também criou: bote salva vidas (1888), aquecimento central (1919), escada de emergência(1887), limpador para brisa (1903), vidro sem reflexo (1940), painéis solares(1947), fibra kevlar para coletes a prova de bala(1965) , circuito fechado de televisão (1969). Na área da saúde, mencionou a invenção das seringas(1899), a brasileira responsável pela compreensão dos mecanismos causadores de doenças genéticas, a identificação do HIV, o medicamentos para gota, leucemia e herpes por exemplo.
Ferracin fez uma abordagem sobre a Industria 4.0, onde as mulheres também estão presentes, pois há
muito tempo, a mulher contribui nas invenções que envolvem a tecnologia da informação a
exemplos da linguagem cobol (1944), algoritmo de computador, entre outras descobertas.
Apresentação