19/09/2024

Ponta Grossa recebe Diálogo de Inclusão da PcD

Ponta Grossa sediou, nesta terça-feira, a terceira edição do Diálogo de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, um evento focado na inclusão e empregabilidade de Pessoas com Deficiência na indústria paranaense. A iniciativa reflete uma importante jornada de transformação social e econômica no estado, destacando como a responsabilidade social pode impactar o ambiente industrial e reforçando o papel das indústrias na construção de um futuro mais justo e acessível para todos.

O evento contou com a participação da equipe do SESI PR, que trouxe o contexto sobre o tema, e incluiu um painel de boas práticas com as indústrias Heineken e SEPAC, além da colaboração da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. A Heineken, comprometida há muito tempo com ações de diversidade, equidade e inclusão (DE&I), destacou suas iniciativas para criar um ambiente inclusivo, incentivando o respeito e a valorização das diferenças. A empresa possui um comitê formado por colaboradores que atuam como embaixadores da mudança, promovendo campanhas, treinamentos e letramento da liderança. Luciano Zelazowski, representante da Heineken, ressaltou a gratificação em acompanhar o desenvolvimento profissional dos aprendizes com deficiência na unidade de Ponta Grossa que participam do programa de inclusão.

Crislaine Cordeiro, representante da SEPAC, apresentou o propósito da indústria que está focado na cultura do cuidado, com empenho pela inclusão. Atualmente, 5% de seus colaboradores possuem algum tipo de deficiência. A empresa tem investido na adaptação de sua estrutura física para garantir acessibilidade, desde rampas até a altura adequada dos relógios de ponto. Essas mudanças, embora sutis, fazem uma grande diferença no cotidiano dos colaboradores. Além disso, implementaram ações como a tradução em Libras no site e o programa "Sinais de Cuidado", que, quinzenalmente, compartilha dicas de comunicação em Libras.

Por fim, Aline Rodrigues, da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, apresentou os avanços nas contratações na cidade e destacou o programa de acompanhamento dos profissionais. O processo começa com uma anamnese do candidato, permitindo conectar o perfil do profissional à vaga adequada, e conta com o suporte da equipe assistencial durante o período de experiência, oferecendo apoio tanto ao colaborador quanto à empresa para garantir a efetivação.

Aos parceiros, o nosso agradecimento por compartilharem o conhecimento e experiência com todos os presentes. O comprometimento de cada um com a causa reforça a importância de continuarmos promovendo a inclusão no mercado de trabalho. Esperamos poder contar com a colaboração de todos em futuras oportunidades.