A ação foi uma iniciativa do CPCEJR em parceria com Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Associação Nariz Solidário e Associação São Roque.
Realizada em 22/11 na Associação São Roque uma ação educativa de saúde sobre a importância da vacinação de forma lúdica e participativa, o público-alvo que foram crianças e adolescentes de 10 a 19 anos aprendeu que vacinas são comprovadamente seguras e a melhor estratégia para proteger a nós mesmos e a quem nos rodeia. A ação abordou os mitos e verdades sobre o tema, o Calendário Nacional de Vacinação e a importância da proteção individual e coletiva com a conselheira Júnior Luana Castilhos e Aline Kohler da Associação amigos do HC. Na interação solicitada pelas palestrantes, as crianças e os adolescentes manifestavam, levantando a placa de Mito/Fake ou Verdade e aprenderam por exemplo, ser verdade que a vacina pode causar algumas reações, como: febre, dor muscular, vermelhidão em uma pequena parte da população, porém é mito que as vacinas mudam o DNA ou que exista a inserção de microchips.
O evento contou também com uma apresentação de palhaçaria com a conselheira júnior Brenda dos Santos e Felipe Frutuoso da Associação Nariz Solidário, o que tornou o evento muito divertido.
Segundo Luciane Lima, psicóloga social da organização conselheira a Associação São Roque, “a parceria com o CPCE, já virou uma tradição! A associação e o CPCE vem buscando promover ações que contribuam com os ODS. A metodologia ativa adotada foi fundamental, pois os alunos foram os protagonistas, interagiram e tiraram muitas dúvidas.
A mensagem foi que é importante é estar em dia com o calendário de vacinação em todas as idades. Vacinas protegem! Vacinas salvam vidas! Para as conselheiras juniores envolvidas, além da ação de voluntariado, a ação promoveu o aprendizado sobre o ODS 3 Saúde, em especial o tema da Vacinação; Como fazer um Projeto; Como implementá-lo, a importância das parcerias e finalmente Como engajar os adolescentes no tema?, tendo impactos positivos na formação dos mesmos.