O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, promoveu em Maringá a 7ª Edição do Incentive o Bem – Projetos Incentivados
O diretor do CPCE Noroeste Paulo Pereira Lima deu as boas-vindas, demonstrando o respeito e carinho pelos representantes do poder público, das empresas e organizações da sociedade civil presentes. “O CPCE vem colaborar disseminando o tema para pessoas física e jurídicas, levando o conhecimento dos projetos locais e poder assim, direcionar e ter confiança no momento da destinação de seus impostos, escolher o que mais se encaixa com seu perfil e seus ideais”.
A Secretária Municipal da Criança e do Adolescente – Amalia Regina Donegá explanou sobre o “Cenário das Crianças do Município e entorno” – “Criança e adolescente prioridade absoluta”, o município destina de fato o recurso necessário aos diversos setores, porém, percebemos que não é o suficiente de fato para corresponder as expectativas das OSC. Nos últimos anos a prefeitura fez um apanhado da capacidade de arrecadação dos últimos cinco anos por meio das Organizações da Sociedade Civil cadastradas no município de Maringá, contanto com mais de setenta projetos executados nos últimos cinco anos desde dois mil e dezoito. Dessa visão, são quase dez milhões de reais arrecadados neste período (2018-2023) executados projetos com recursos. Contudo, temos o potencial de arrecadação muito maior. Então, o evento Incentive o Bem é importante para sensibilizar as pessoas tanto PF e PJ possam de fato vir a contribuir, disseminar informações das formas de fazer a destinação. A Secretaria Municipal de Criança e Adolescente agradece ao convite a iniciativa do CPCE, porque dessa maneira nós temos a convicção de que a sociedade acredita no recurso destinado e sabe que de fato vai chegar as OSC.
O “Cenário dos idosos do Município e entorno” foi apresentado por Rosana Gomes e Lindamir Schiavon Ganassin – explicou sobre a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), no qual se destina a incentivar as comunidades e as cidades a promoverem ações de caráter intersetorial e interinstitucional para a efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa de forma a garantir o envelhecimento ativo, saudável e sustentável das pessoas idosas. Execução de um plano de ação para elaborar e implantar as Diretrizes da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, iniciada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos da pessoa idosa, voltada ao envelhecimento ativo e saudável.
O conselheiro do CPCE e especialista em Terceiro Setor Eduardo Filho conduziu com exímio os temas Leis de Incentivos, Emendas Parlamentares, Nota Paraná e outras formas de Captação de recursos. O palestrante apresentou o panorama e cenário atual do país, elucidou sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, o Impacto Social advindos dos Projetos Sociais que traduzem por sua natureza, um impacto direto para o desenvolvimento contínuo e de forma sustentável para um grupo, uma região e até mesmo uma cidade. Visam principalmente a garantia de direitos, conforme previsto na carta magna brasileira, a Constituição Federal Brasileira. Em atenção as OSC, Eduardo Filho ressaltou a importância do planejamento estratégico da organização e citou a existência da Cartilha de Emendas Parlamentares (https://portalfns.saude.gov.br/cartilha-de-emendas-parlamentares-ploa-2023/). Como também sinalizou outros sites do que trazem conteúdos de ações, parcerias, e editais de chamamentos públicos em Programas do Governo com oportunidades para as Instituições.
“A apresentação sobre projetos incentivados, fundo para infância e adolescência, fundo do idoso, lei da cultura e lei do esporte, foi de grande importância, destacando como o incentivo fiscal pode transformar vidas. A conscientização da população sobre a destinação dos recursos do Imposto de Renda é fundamental para apoiar essas ações e contribuir para o bem da sociedade. Parabéns aos organizadores ao promoverem este encontro!” (Gilberto Patroni Cândido, Ecoplan Contabilidade).
.