24/06/2022

CPCE Oeste recebe o Programa Supera da Unilehu

Em 23 de junho, o CPCE Oeste promoveu o encontro mensal dos conselheiros contando com a presença das demais regionais para um momento de troca de boas práticas relacionadas a utilização de resíduos em novos processos e produtos, em especial dentro do conceito de upcycling . Uma pauta importante para Regional que se destaca nas ações educacionais em prol do Meio Ambiente.

Inicialmente, Diretor Regional, Sr. Gilberto Bordin comemora as ações realizadas e principalmente o engajamento local na condução dos webinares pelos conselheiros do CPCE Oeste.

Abrindo o encontro a Coordenadora Executiva do CPCE, Rosane Fontoura apresentou resultados do 1º semestre, comentando a energia em empregar ações diversificadas em sinergia com os temas que o grupo levantou no início do ano, congregando diversos atores e assuntos, como apresentação do Jacson Fressato do Robo Laura e a temática do Voluntariado Corporativo por Tania Cardozo e agora Ailton Lima. Também citou a importância dos Ecopontos da PMC, Lions, Panificadora Camponesa, UNIMED, Pastoral de Pessoa Idosa e dos Doa Ponto, pois o que pode ser resíduo para um pode ser exatamente o que o outro precisa, a exemplo de cabelos que podem ser transformados em perucas para as pessoas em tratamento oncológico, que a UOPECAM coleta.

Para compartilhar a boa prática sobre a reutilização de resíduos para novos produtos, recebemos Andrea Koppe, presidente e fundadora da UNILEHU, apresentando o Programa Supera, um negócio social com foco na geração de renda a partir da transformação de resíduos em brindes exclusivos a venda para organizações e comunidade. A iniciativa conta com apoio de infraestrutura, equipamentos e matéria prima mobilizadas pela instituição com parceria de diversos atores, beneficiando com renda muitas famílias assistidas pela UNILEHU que atuam de forma ativa na confecção dos produtos.

O programa conta ainda com Design especializados no desenvolvimento de produtos a partir dos resíduos adquiridos em parceria com as indústrias como a Renault e outras empresas, gerando diversas linhas como Ecofashion, Ecobanner, Mimos supera, Ecocar e outros. (confira detalhes no pdf). O Projeto Supera foi muito elogiado pelos participantes do encontro, como cita Neiva Capponi “Realmente, é fantástico! Merece todos os aplausos por esta superação de desafios!”.

Para a conselheira Tamara Kaick da UTFPR – Campus Curitiba, “O desafio de manter uma empresa que trabalha com resíduos é enorme! São tantos obstáculos a serem enfrentados para desenvolver produtos vendáveis e ainda buscar apoiar pessoas que estão em vulnerabilidade social, é algo muito fora do sistema capitalista tradicional. É sair do velho paradigma e assumir algo novo!”.

O Sr. Dielson Pickler do Movimento ODS, fez uma fala valiosa da linha histórica do núcleo em relação as questões ambientais já tratadas regionalmente pelo município de Toledo e em especial no Movimento com o envolvimento do CPCE: pedaladas sustentáveis, o debate de diversos temas como agrotóxico, fracking, entre outros e o Dia Mundial do Ambiente.

Também participaram da reunião só conselheiros juniores e o ambientalista Sr Rafael Gava contribui com o debate e representando os conselheiros seniores nesse debate.  E o conselheiro Ailton Lima que conduziu o diálogo entre os participantes, mencionando inicialmente o PNRS, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos como exemplo significativo da necessidade de adotarmos as oportunidades que dispomos com a utilização dos resíduos.