Com o objetivo de levar aos acadêmicos os temas relevantes da sustentabilidade nas indústrias e dessa forma atuar incentivador de boas práticas corporativas que contribuam para o alcance do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 5, o CPCE vem realizando webinars que evidenciam o protagonismo feminino em diversos setores industriais.
Mulheres que Constroem, foi um encontro que abordou a participação da mulher como protagonista relevante na Construção Civil e no desenvolvimento econômico. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) revela que de cada quatro pessoas empregadas da indústria, uma é do sexo feminino. E embora o setor da Construção Civil ainda seja uma área predominantemente masculina, o mercado de trabalho para as mulheres nesta área continua crescendo. De acordo com o IBGE, houve um aumento de 120% no número de mulheres trabalhando no setor de 2007 a 2018.
Bianca Palazzo, arquiteta e urbanista, representante do Sinduscon Curitiba, apresentou as boas práticas que a Lavitta Engenharia realiza em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na área das pessoas tem o compromisso com a segurança e saúde de suas trabalhadoras, por meio de acompanhamento e orientações em campo, incentivando às boas práticas de saúde, bem estar e segurança reduzindo o número de mortes e acidentes no setor, com programas de prevenção ao covid, campanhas de prevenção de saúde como: alimentação saudável, campanha antibagismo, saúde bucal, câncer de mama, programas de prevenção de riscos, simulados de segurança entre outros para as mulheres que trabalham no setor. Na questão ambiental a Lavitta, desenvolveu procedimentos e treinamentos internos contínuos resultando na criação do Selo Verde Lavitta.
Para falar da prática dentro de uma organização da Construção Civil, Andressa Renata Donadelli Damico, fez o relato sobre sua trajetória profissional na empresa Engeblock Planejamento. Jocéli Bogusz, Conselheira Sênior do CPCE, abordou a história desde a 1ª Engenharia do Brasil a em 1917 até a criação do Programa Mulher – CONFEA em 2018. Apresentou também índices com o aumento de 42% no aumento de engenheiras no Brasil e abordou os compromissos globais como a Onu Mulheres e o He for She.
Sempre é momento de reflexão e reavaliação dos avanços sociais e das políticas públicas em vigência, por isso as diversas ações que abordam o ODS 5 auxiliam a moldar normas para as organizações e contribuir para no avanço em diferentes aspectos quanto ao empoderamento das mulheres e igualdade de gênero.