A permanência das diversas variantes da COVID e os reflexos da pandemia sobre a sociedade são sentidos nas mais diversas áreas. Pensar em alternativas e estratégias para conter os impactos negativos decorrentes da pandemia são medidas necessárias e que mudaram nossa forma de viver, trabalhar e estudar. Portanto, estabelecer a adoção de boas práticas sustentáveis se tornou muito mais forte para que possamos realmente ter condições de suprir as mazelas sociais, ambientais e econômicas, sentidos na pele por todos nós com a Pandemia.
O CPCE pensando na relevância dessa reflexão, promoveu no dia 08 de março, em parceria com a Unicesumar Ponta Grossa, a webinar ODS e a Covid, com participação da Coordenadora Executiva, Rosane Fontoura, juntamente com o conselheiro sênior, Hugo Weber Jr e o conselheiro júnior, João Oliveira. Com diálogo construtivo, apresentaram os impactos da Pandemia, as ações que podemos adotar no dia a dia como cidadãos e profissionais para apoiar impactos positivos na sociedade e lembrar que a Agenda 2030 é uma importante ferramenta, que nos direciona o esforço para um impacto mundial em prol da inclusão social das pessoas, prosperidade, igualdade, e preservação ambiental.
A coordenadora de cursos da área de humanas e saúde da Unicesumar, Tatiana Stremel, comentou durante o encontro que os alunos vem atuando com a os ODS e realizam ações de elaboração de soluções que impactem nos indicadores, mas reforça a importância de propiciar diálogos como este, para trazer novas experiências e perspectivas sobre a aplicabilidade da Agenda 2030.
Isso é consolidado na fala dos palestrantes quando citam a definição de Brundtland, “atender às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” Afirmando que a definição consolida a premissa da agenda 2030 de não deixar ninguém para trás e ainda reforçam que mesmo havendo informações à disposição, o óbvio precisa ser dito e ação necessária.
No dia comemorativo ao dia da Mulher ficou claro que a mulher tem um papel importante no alcance dos ODS e não mundo da academia, além de aumentar o conhecimento, desenvolver as habilidades e fomentar atitudes cidadãs.