Direcionando esforços para a promoção do diálogo e execução de projetos socioambientais, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial tem sua atuação pautada na Agenda da ONU que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na necessidade de fomentar boas práticas de organizações que no bojo do seu “negócio” contribui para a construção de um mundo melhor.
Sendo assim, o CPCE trabalha frente aos três eixos da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, contudo, fazendo menção ao Dia Mundial do Meio Ambiente o conselho se propõe a relatar reconhecidos avanços nessa temática por meio da realização de webinares, publicação de artigos e charts.
Além do evento Startups para o Planeta, o CPCE realizou recentemente outras ações específicas ao eixo ambiental.
ODS 6
Em março publicamos no blog giro sustentável o artigo “São as Águas de Março, fechando o verão”, escrito pelo conselheiro Murilo Wenzel da Sanepar, que também contribuiu para a publicação da peça gráfica que relaciona todos os ODS a água. Em seguida , CPCE Campos Gerais promoveu a visita virtual na Estação de Tratamento de Água.
ODS7
Tivemos a contribuição da COPEL no sentido da alinhar a energia com os demais ODS para que pudéssemos lançar outra peça gráfica, esse trabalho em conjunto traz importantes reflexões.
ODS12
Recentemente, em abril o CPCE JR, com a participação do conselheiro júnior João Oliveira e Rafael Gava organizamos o webinar “Consumo Sustentável”, tratando da importância do engajamento juvenil para o desenvolvimento sustentável, com mais de mil visualizações pelo Canal da Indústria.
Também tivemos a realização com a FENSA, Coca Cola o webinar sobre Produção Sustentável.
Outra iniciativa recente, foi o início do mapeamento das organizações da sociedade civil que estão engajadas na criação de ecopontos para reduzir o descarte incorreto de resíduos como é o caso da: Unimed (lacres de latinhas); Associação Amigos do HC (resíduos eletrônicos); Renascer (sobras de tecidos); Instituto Betânia (esponjas de cozinha); Asilo São Vicente (tampinhas de plástico); Associação São Roque (tampinhas e esponjas de cozinha).
Ainda em se tratando do ODS 12 tivemos a contribuição da professora Tamara da UTFPR com o artigo intitulado “O que a casca de banana que comi hoje tem a ver com o futuro dos meus netos?”
ODS 13,14 e 15
Em 2021, com vistas a atender os ODS 13 e 15, o conselheiro Rulian Maftum escreveu o chart que demonstra os impactos das mudanças climáticas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
Para tratar do ODS 14 que faz menção a vida nos mares tivemos a colaboração do Sr. Paulo Roberto Castella com o chart “Mares” e em breve teremos o chart do documento “Vida Terrestre e os ODS”.
Para encerrar este relato informamos que o CPCE participou do webinar Encontro Marcado promovido pela FACOP acerca do tema ODS.
Todas as propostas e projetos desenvolvidos salientam o comprometimento do conselho em reconhecer boas práticas que inspirem pessoas e organizações e também de criar mecanismos que facilitem o entendimento e o engajamento das organizações à Agenda 2030 e aos princípios do Pacto Global que reforçam a importância da educação ambiental, da responsabilidade social e das tecnologias limpas.