Realizado em parceria com o Centro Educacional de Cascavel - Univel em 18 de novembro, o
diálogo que tratou da Educação 6.0 contou a participação da Prof. Dra. Mari Regina Anastácio
da PUCPR e com a mobilização de cerca de 140 acadêmicos do curso de Pedagogia, assim como professores
da rede municipal de ensino e alunos do curso de formação de docentes.
Pautado no eixo de atuação do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
- CPCE “Educando na Sustentabilidade”, essa iniciativa faz parte do projeto “Conexão Sustentável
CPCE” lançado em 2020 com o objetivo de promover a troca de saberes entre universidades paranaenses e profissionais,
especialistas de diferentes áreas, face à Agenda 2030 da ONU que trata dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Sendo assim, o tema Educação na contemporaneidade: da educação
4.0 à educação 6.0 compreende o ODS 4 que entende como fundamental a promoção de uma educação
inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável. E
foi neste contexto que a palestrante com sólida experiência em educação transformadora e formação
de professores, apresentou as diferentes perspectivas da evolução das abordagens em educação.
Em sua fala, a Prof. Mari Regina salientou a trajetória da educação
no contexto tecnológico, desde a Educação 1.0 até a Educação 6.0, apresentado as
principais diferenças de cada fase de evolução, o destaque foi para a apresentação inédita
da Educação 6.0.
Também ressaltou que a educação 6.0 tem enfoque transdisciplinar, diante
do contexto complexo do mundo contemporâneo somente a disciplinaridade e a interdisciplinaridade não são
mais capazes de sozinhas dar conta de responder aos fenômenos que vem se apresentado. E que a educação
6.0, vai além do desenvolvimento do indivíduo, tendo uma visão baseada em um conjunto de princípios
que se configuram numa atuação Ecocêntrica, ou seja, uma atuação à favor de todas
as formas de vida.