No dia 11 de novembro, mais uma edição do Conexão Sustentável foi realizada, agora em parceria com a conselheira UNICESUMAR de Ponta Grossa, contando com a presença de acadêmicos de mais de 10 cursos de graduação e professores. Nesta edição, contamos com a presença de Isabela Drago, analista do Centro de Inovação do SESI Pr em Longevidade e Produtividade e Coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura, apresentando as tendências para o mercado de trabalho com o tema “O ODS 8 e as Skills 4.0: habilidades para os profissionais do futuro”.
E também a coordenadora do IEL PR, Marilia Guimarães que apresentou o trabalho do IEL Estágios e as oportunidades disponíveis na região. O estágio é um importante instrumento de prática da teoria vista em sala de aula que apoia no desenvolvimento de competências e experiência para construção da carreira profissional. O SESI Pr, por meio do Centro de Inovação, a partir da publicação do E-book Skills 4.0, traz o cenário das competências e habilidades necessárias para os profissionais do futuro, com o setor industrial cedendo espaço cada vez mais as fábricas inteligentes, o impacto dessa transformação, será necessário agir no presente para garantir um futuro de empregabilidade às pessoas, de todas as idades e de produtividade às empresas, assunto em que Isabela Drago retratou as competências para atender as multitarefas que hoje o mercado exige dos profissionais, além das competências comportamentais para gerir uma comunicação efetiva entre gerações.
Um cenário que protagoniza a atitude de cada um de nós para atender as mudanças, que com a pandemia tivemos a percepção antecipada do quanto é importante o desenvolvimento pessoal para estar apto aos desafios futuros. Além disso, um contexto completamente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, apresentado por Rosane Fontoura, que trouxe o impacto dessas mudanças no atingimento das metas relacionadas ao ODS 8 que busca “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” engajando e empoderando novamente todos como protagonistas para mudança e alcance de uma sociedade igualitária, plena e sustentável, garantindo suas necessidades atuais sem deixar de garantir as necessidades das gerações futuras.
Para Fabiana Azevedo, coordenadora empresarial da Unicesumar, comentou que o tema apoia os alunos que estão adquirindo experiência técnica e comportamental para ser um profissional melhor e ajudá-lo a empreender, as contribuições foram riquíssimas e pertinentes ao momento atual, contribuindo sobremaneira para a formação dos nossos alunos.