Dados do Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS) mostram que 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgoto. Esta condição impacta diretamente no combate ao coronavírus, já que uma das medidas de prevenção recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é a lavagem das mãos com água e sabão. Assim, o cálculo da OMS, de que para cada real investido em saneamento se economiza 4 reais em saúde, ganha nova moldura.
Aqui no Paraná, a Sanepar trabalha para levar saúde à população, garantindo o acesso à água tratada para 100% da população urbana de 345 municípios do Estado e da cidade catarinense de Porto União. O saneamento é, sem dúvida, fator preponderante para o desenvolvimento social e econômico. A Companhia tem sido incansável no esforço para universalizar também o atendimento com esgotamento sanitário, com a aplicação de novas tecnologias e revisão dos processos administrativos e operacionais. Enquanto a média nacional de coleta é de 53,2%, no Paraná 74,2% dos moradores têm acesso à rede de esgoto, sendo que 100% de todo o esgoto coletado é tratado pela Sanepar – a média nacional de tratamento é de 46,3%.
No quadro divulgado pelo Trata Brasil com as melhores cidades com índice total de atendimento com esgotamento sanitário, as cinco primeiras posições são ocupadas por paranaenses: Maringá e Cascavel, com 99%; Curitiba, com 95,8%; Londrina, com 93,6%; e Ponta Grossa, com 91%.
Para proteger seus empregados e clientes contra a Covid-19, a diretoria da Sanepar criou a Comissão Gestora das Medidas Preventivas e Procedimentos Corporativos Relativos ao Novo Coronavírus (Covid-19). Procedimentos para minimizar a disseminação do vírus foram implementados, sem que houvesse comprometimento das atividades essenciais da Companhia. Houve mudanças na jornada de trabalho e viabilizado home office para cerca de 3 mil empregados. Mesmo assim, atividades operacionais para tratar e distribuir água com qualidade garantida, bem para coletar e tratar o esgoto sanitário, estão rodando 24 horas.
As Centrais de Relacionamento da Sanepar estão fechadas ao público desde 23 de março, por prazo indeterminado. Um email corporativo foi criado para garantir que os clientes fiquem em casa. Pelo e-mail são viabilizados pedidos de religação de água, negociação de débitos em caso de abastecimento suspenso, vazamentos e solicitação de ligação nova. Estes serviços, normalmente, exigiam atendimento pessoal. Os demais serviços devem ser solicitados por meio dos canais alternativos da Companhia, como o aplicativo Sanepar Mobile, o 0800 200 0115 e o site www.sanepar.com.br.