No dia 29 de novembro, foi realizado o evento Conecta Cities, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial- CPCE, Unimed Cascavel e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel.
O evento que reuniu cerca de 250 crianças e 250 adultos entre gestores e servidores do poder público, representantes de instituições de ensino, gestores empresariais, lideranças das organizações da sociedade civil, estudantes, acadêmicos e demais público dos municípios de Cascavel, Toledo, Ubiratã, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Cafelândia, Capanema, Campo Mourão, Maripá, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Francisco Beltrão, Nova Aurora entre outros, teve o objetivo de debater, promover e propor meios efetivos para a implementação de conhecimento cientifico e tecnológico como uma forma eficiente de propor soluções inteligentes as demandas sociais.
Diante de mais uma revolução onde está em pauta questões como inclusão, conectividade, relacionamento e compartilhamento o evento trouxe especialistas nas áreas de: cidades 4.0, mobilidade urbana, segurança pública, energias renováveis, turismo tecnológico, longevidade, educação do futuro e a tendência das startups, promovendo o diálogo e a troca de conhecimento no contexto das Smart Cities.
A agenda 2030 que traz as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), pactuada por 193 países incluindo o Brasil, consiste em uma Declaração de Compromisso. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas baseados em cinco eixos de atuação, também conhecidos como os 5 Ps: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.
Na programação, além da produção e compartilhamento de conhecimento também ocorreram atividades que deram enfoque a atividades criativas e tecnológicas como a batalha de robôs, competição de drones, experiência com óculos 3D e patinetes elétricos, exposição de brinquedos sustentáveis, agricultura sustentável, carro elétrico etc e a exposição artística internacional sobre os ODS.
Além dos promotores, o evento contou ainda com a parceria dos conselheiros: Arboris Comunicação, Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Itaipu Binacional e outras empresas: Coral Rouxinol, Dipelnet, Grupo Rubi, IFCON, , Kopenhagen e La Belle Flores.
Smart Cities
Para ser considerada uma cidade inteligente é preciso ser sustentável, inteligente e humana. Entenda o que define cada um desse três pilares:
Cidades inteligentes: Uso estratégico da infraestrutura e dos serviços de informações e comunicação, para o melhor planejamento da gestão urbana, dando assim uma melhor resposta as necessidades sociais e econômicas da população.
Cidades sustentáveis: Devem evitar o esgotamento da natureza e garantir a sua permanência para as gerações futuras, além de criar e seguir políticas públicas de proteção ao meio ambiente.
Cidades Humanas: Promover o bem-estar da população de forma sustentável, tornando a cidade um lugar agradável para a pessoa morar, trabalhar, estudar e se divertir. Construir uma cidade com cultura, valores e estilo de vida que seus moradores desejem manter.
Saiba Mais.
Marcio_Fonseca_Cidades_4.0_-_2.pdf
ODS_7_ENERGIAS_RENOVAVEIS_-_5.pdf
BarcoHacker__CONECTA_CITIES.pdf
Alberto_Junior_-_YETGO_-_08.pdf