Ontem (18), os conselheiros do CPCE participaram de uma visita técnica na Indústria Cargill, em Castro, com o objetivo de conhecer as boas práticas realizadas pela organização que faz parte do Conselho. Com o apoio da empresa Expresso Princesa dos Campos, a proposta foi ver in loco o que é produzido, conhecer suas ações de responsabilidade socioambiental e estratégias da sustentabilidade na cadeia de valor.
O grupo contou com 30 participantes das diversas empresas conselheiras da Regional: Agrocete, CEBRAC, Correios, COPEL, Iguaçu Celulose, Crea- PR, INSS, Clube Ponta Lagoa, Expresso Princesa dos Campos, Hubner Fundição, Instituto Pegaí, Prefeitura Municipal de Castro, ADM Org, Ponta Grossa Ambiental, Sindirepa, SESI, Associação Ministério Melhor Viver e Itajara Minérios.
Na oportunidade, o grupo ainda pode saber mais sobre a história da Cargill, que é uma empresa familiar de capital fechado, pelo Diretor Derli Oliveira, além da apresentação dos vários setores da empresa. De acordo com a Diretora Regional do CPCE Campos Gerais, Indianara Milleo, a visita foi uma grande oportunidade para o grupo. “As palestras feitas por esses profissionais e a demonstração prática em toda indústria foi excelente. Estamos muito agradecidos”, destaca a Diretora.
Processos
A Cargill está presente no Paraná desde 1973, e em Castro, a unidade trabalha no formato de biorefinaria e, compartilha toda a estrutura (refeitórios, estacionamentos, estação e tratamento de água e esgoto, energia) com empresas que compram os produtos da Cargill, de forma a otimizar custos e processos logísticos.
Atualmente no modelo de atuação local, há a indústria Evonik que utiliza um dos subprodutos da Cargill para produção dos seus produtos e compartilha de toda a estrutura disponível no parque fabril, agregando valor na cadeia de produção de modo sustentável.
No processo de beneficiamento do milho e os produtos gerados na unidade, como amido e óleos há o compromisso da Cargill com as questões ambientais, com foco no reaproveitamento da água nos processos e o acompanhamento de cada etapa.
Dentro dos principais projetos de Responsabilidade Social Corporativa está o projeto Geração Futuro. A proposta surgiu após a consultoria de Responsabilidade Social do Sesi no Paraná que desenvolveu um mapeamento da comunidade. O projeto visa a formação cidadã, técnica, profissional e empreendedora dos jovens de 15 a 24 anos.