Hoje, 1º de abril, aconteceu a primeira reunião das instituições de ensino superior que participam do projeto Educando na Sustentabilidade, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE. Na ocasião, além dos conselheiros do CPCE e professores da UFPR, ISAE, UTFPR, UNIBRASIL, UNINTER, FAE, PUC, FAE e UTP, participaram da reunião sete professores e alunos da Kennesaw State University - KSU.
A comitiva da universidade participa de uma agenda do Centro Internacional de Formação de Atores Locais da América Latina - CIFAL e foi recebida pelo Superintende do Sesi no Paraná , José Antonio Fares, que deu as boas vindas ao grupo e reafirmou o compromisso do Sesi com a educação de qualidade.
Todo ano a Universidade de Kennesaw State (KSU) escolhe um país para desenvolver um estudo aprofundado. Este ano foi o “Year of the Portuguese Speaking World”e por esse motivo a comitiva está conhecendo o Brasil com os desafios que estão sendo enfrentados e as alternativas que desenvolve.
O professor Daniel Paracha, da Kennesaw State University, apresentou alguns temas relacionados à liderança sustentável como: equidade, acessibilidade, empoderamento, diversidade cultural, mobilidade social, qualidade de vida, empregos, educação, biodiversidade, solo e recursos hídricos que têm sido apresentados na plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS. O palestrante mencionou que o líder sustentável deve ter conhecimentos sobre ética, transparência, direitos humanos, igualdade de gênero, mudança climática, redução da pobreza, comércio justo e a construção da paz. Ele ainda reforça a importância de pensar global e agir local, sem seguir a partir das histórias singulares, mas sim estar aberto a diferentes perspectivas, onde a coletividade deve ser a prioridade.
Segundo a coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura, “a reunião entre as universidades paranaenses e a universidade de Atlanta foi importante para conhecer como estas universidades estão formando líderes sustentáveis e como incorporar nos valores, currículo, parcerias e no dialogo a sustentabilidade, promovendo o equilíbrio ambiental, econômico e social”, pontua.
Confira o material dos palestrantes: