Na manhã desta terça-feira (1º), o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) – iniciativa do Conselho Temático da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), reuniu lideranças e empresários para apresentar um balanço dos resultados e ações de 2015. Com entusiasmo, o presidente do Sistema Fiep e do conselho do CPCE, Edson Campagnolo, disse que a reunião tem o objetivo de, não apenas apresentar cases de sucesso, mas de despertar no empresário iniciativas sustentáveis mesmo em anos não tão bons para a economia.
Também presente na reunião, a diretora geral do CPCE, Mayra Dória Mattana, disse que, apesar de 2015 ter sido um ano difícil, foi um período muito produtivo e com realizações de projetos bastante profissionais, o que fortalece as atividades do CPCE. A coordenadora executiva Rosane Fontoura apresentou dados de 2015 que envolvem as 350 empresas do Conselho como a realização de 47 eventos, entre eles cinco workshops e a oitava edição do Reatiba – encontro sobre inclusão de pessoas com deficiência. Essas ações impactaram diretamente a vida de 2120 pessoas e mais de 5200 indiretamente.
Na sequência os diretores do CPCE Indianara Milléo, dos Campos Gerais, Kimiko Yoshi, de Londrina, Guido Bresolin Junior, de Cascavel e Sérgio Luiz Baccarin, de Maringá, apresentaram os resultados de suas regionais. Eles destacaram o que foi feito em suas áreas de atuação e como o CPCE auxiliou na realização dos projetos, como, por exemplo, o Papo Sustentável de Cascavel, que alertou sobre o uso de agrotóxico, o debate da Lei Rouanet em Londrina, incentivos fiscais na regional dos Campos Gerais e a campanha de adesão ao Pacto Global em Maringá.
Ainda na ocasião, as empresas Volvo, PUC e Grpcom apresentaram seus cases de sucesso. Marilene Kulcheski, da Volvo, falou sobre o projeto Mosaico que procura, por meio da arte e com questões ambientais como pano de fundo, promover a participação de toda comunidade em diferentes atividades do campo teatral. Antoniella Carradore Amil, do instituto Grpcom, apresentou o projeto Ler e Pensar, projeto de incentivo à leitura, dirigido a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná, e que tem o patrocínio do Sesi. A PUC encerrou as apresentações com as “Boas Práticas Empreendedorismo Social”. A ideia deles é contribuir para o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida dos habitantes que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Ao final do encontro, todos os empresários participantes do concurso Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade receberam um diploma para certificação de que apoiam e incentivam práticas sociais dentro das empresas por meio do CPCE. Edson Campagnolo finalizou o evento destacando que as pequenas empresas também realizam bons projetos em prol da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa e pediu que os empresários olhem de dentro para fora, esquecendo que o país passa por um momento de economia desaquecida.