Na noite de ontem (20), no Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”, aconteceu a premiação do vencedor do 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). O Instituto Cidade Canção foi premiado por meio do Programa Recicla Óleo, o qual foi reconhecido como uma prática de referência na América Latina pelo Centro Regional do Pacto Global.
O Instituto Cidade Canção percebeu, em 2008, a necessidade de iniciar uma ação em prol da preservação do meio ambiente. Assim, surgiu o Recicla Óleo, com o objetivo de conscientizar e oferecer um destino adequado ao óleo residual de fritura. Por meio de palestras de conscientização e parcerias com vários setores, o público é estimulado a participar da ação. Por fim, todo o óleo é vendido a uma empresa responsável e transformado em biodiesel.
Desde então, 164 mil de litros de óleo foram arrecadados por meio da iniciativa sustentável e mais de 30 entidades assistenciais foram beneficiadas com o dinheiro da venda do óleo residual de fritura. Além de Maringá, a prática foi lançada em Cornélio Procópio, Mandaguari, Nova Esperança e Paiçandu, onde mais de 50 mil pessoas foram sensibilizadas sobre o descarte correto do óleo de cozinha.
Para a presidente do Instituto Cidade Canção, Késsia Stemmer, o prêmio é um incentivo para que o órgão continue levando às comunidades ações relacionadas à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. “Acredito que o sucesso se deve ao fato de que todos, desde os colaboradores, voluntários e comunidade, entenderam sua importância e contribuem com o projeto”, destaca a presidente.
Além do Instituto Cidade Canção, mais de 20 práticas do 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade estiveram presentes na Mostra de Projetos Dialogada, que aconteceu no Congresso, sendo que algumas instituições também ganharam o Selo ODM 2015.