Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Boas práticas17/06/2015

Grupo O Boticário apresenta iniciativas na área da sustentabilidade

Apresentação aconteceu durante a reunião inter núcleos do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE)

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático do Sistema Fiep, promoveu hoje(17) uma reunião inter núcleos, em Curitiba, para apresentar os resultados do primeiro bimestre e o case sustentabilidade: responsabilidade compartilhada na cadeia de valor.

clique para ampliarclique para ampliarResultados e cases são apresentados. (Foto: Mauro Frasson)

O Grupo O Boticário destacou as suas iniciativas na área de sustentabilidade. Segundo o coordenador da área de sustentabilidade da empresa, Renato Amendola, as ações estão centradas nos pontos de venda, desenvolvimento de novos produtos, ecoeficiência e logística reversa. “A sustentabilidade está em todos os processos da empresa e nas redes de relacionamento com fornecedores, clientes, colaboradores e a comunidade”, destacou.

Hoje, o Grupo possui cerca de 5 mil fornecedores e 7 mil colaboradores diretos. “Atuamos em três frentes para sermos coerentes entre o discurso e a prática com a sustentabilidade: engajamento da cadeia de valor, inserção nos processos produtivos e nas unidades de negócio”, disse Renato.

Um exemplo citado foi a gestão sustentável dos fornecedores. Segundo Lígia Pereira Cabo, responsável pela cadeia de suprimentos na aérea de sustentabilidade, a empresa espera – ao trabalhar com os seus fornecedores questões de sustentabilidade – que eles também possam compartilhar e trazer soluções inovadoras.

A empresa trabalha com fornecedores diretos, indiretos e a cadeira estendida. Além do Guia de Sustentabilidade para fornecedores, o grupo conta com uma política de introdução de matéria-prima, realiza auditorias, programas de desenvolvimento, atividades de reconhecimento e projetos de parceria com os seus fornecedores. Um projeto piloto de ecoeficiência, que teve início em 2014, foi realizado com três fornecedores distintos: papel, vidro e transportes. Os resultados na diminuição do consumo de energia elétrica, emissão de gases, consumo de materiais e sensibilização foram positivos e perenes. “Ainda temos o desafio de promover um Plano de Sustentabilidade para fornecedores de 2016-2018, realizar a expansão das parcerias e ampliar a integração dos processos”, destacou Lígia.

“Hoje a sustentabilidade não é mais uma escolha e sim uma necessidade de todas as empresas. Precisamos mudar o nosso modelo mental, pois é possível fazer mais com menos e com mais qualidade”, salientou Renato.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes da reunião inter núcleos. (Foto: Mauro Frasson)

CPCE

Na segunda parte da reunião aconteceu a apresentação de alguns resultados do primeiro semestre de atividades do CPCE, além da divulgação do Concurso de Boas Práticas Educando na Sustentabilidade (inscrições encerrarão no dia 30 de junho), Congresso Sesi Indústria e Sociedade (20 de agosto) e Reatiba (23 de setembro).

No primeiro bimestre, nas atividades realizadas nas regionais dos Campos Gerais, Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba, foram impactadas 663 pessoas, a reunião contou com a presença da Sra Kimiko Yoshi  do CPCE de Londrina.

Confira todas as fotos aqui e confira a apresentação aqui.