O Modelo Sesi de Sustentabilidade foi apresentado na Oficina Sustentabilidade para a Competitividade promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) dos Campos Gerais, no dia 19 de março. O evento reuniu mais de 25 empresários da região e foi ministrado pela consultora em responsabilidade social pelo Sesi PR, Maria Carolina de Castro Leal, e pela especialista em Responsabilidade Social do Sesi PR, Zeni Shisuco Okayama.
O desenvolvimento do Modelo Sesi de Sustentabilidade surgiu a partir de um projeto de cooperação técnica entre o Sesi Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. O convênio foi assinado em junho de 2011, em Brasília, e o Paraná é um dos seis Estados participantes.
Entre os fatores que influenciam na competitividade da empresa abordados no evento estão a Cultura Organizacional Responsável; Ambiente de Trabalho Seguro, Saudável e Produtivo; Pessoas Motivadas e Inovadoras; Mercados Sustentáveis; Pessoas Transformadoras; Público de Relacionamento Comprometidos; e Desenvolvimento Sustentável da Sociedade. “É uma ferramenta de diagnóstico para alinhar a gestão empresarial às dimensões da sustentabilidade, contribuindo com o aumento das vantagens competitivas e a produtividade das empresas, independentemente do seu porte”, explica Maria.
Estiveram presentes representantes de empresas como Agrocete, Clube Ponta Lagoa, Grupo Hubner, Hotel Planalto, Iguaçu Celulose Papel, Iprint Gráfica; Grupo Cidade Clima, INSS, Masisa do Brasil, Opium Motel, Rural Sul, Sanepar, Scheffer Logística, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Yara Brasil Fertilizantes S.A.
Além de apresentar o modelo, o evento também incentivou a troca de experiências e conceitos entre os participantes. Para a especialista em Responsabilidade Social do Sesi PR e palestrante do evento, Zeni Shisuco Okayama, o encontro permitiu que diferentes segmentos da sociedade articulassem estratégias e parcerias. “O evento permitiu que os participantes debatessem sobre suas práticas de gestão e perceber que podem difundir o tema na gestão empresarial”, finaliza Zeni.