A palestra Empresário do Terceiro Milênio foi apresentada, nos dias 16 e 17 de março, no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e na Faculdade Maringá, respectivamente. Promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Maringá, os encontros reuniram mais de 200 participantes e esclareceram o conceito de desenvolvimento sustentável, os princípios do Pacto Global e os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do município. Além disso, a palestrante do evento e coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, mostrou como essas ferramentas funcionam como plataforma para o desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental corporativa.
Para sensibilizar os participantes, ao final dos eventos os alunos puderam dar exemplos de práticas voluntárias que realizam em prol do desenvolvimento local das comunidades onde estão inseridos.
De acordo com o professor da Faculdade Maringá, Carlos Alberto Gonçalves, o tema da palestra foi muito relevante e de acordo com as demandas existentes no mercado. “A apresentação do tema foi muito consistente na abordagem adaptando e utilizando exemplos locais em contraponto com dados globais. Apresentação com linguagem facilitada, interação com o público, provocando debate e a reflexão dos participantes”, analisa Gonçalves.
Pacto Global
Maringá alcançou destaque nacional e internacional pelo engajamento da população reunindo 41 empresas signatárias do Pacto Global. “O objetivo do CPCE agora é disseminar o conceito para os universitários a fim de eles irem para o mercado na mesma sintonia das empresas para que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade”, ressalta a coordenadora executiva do CPCE.
Em 2013, a Faculdade Maringá aderiu aos Princípios da Educação Empresarial Responsável (PRME) do Pacto Global em campanha realizada pelo CPCE e assim passou a inserir de forma sistemática o diálogo sobre sustentabilidade no planejamento das disciplinas oferecidas.