Setembro é o mês mundial de doação de órgãos e, por isso, a Secretaria do Estado da Saúde do Paraná está promovendo a campanha ‘Doação de Órgãos – Fale sobre isso’, apoiada pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) que cedeu espaço nas suas reuniões de trabalho para divulgar a campanha.
No Paraná, o número de doação de órgãos caiu este ano, no primeiro semestre foram 103 doações, 32 a menos que no mesmo período do ano passado. Por isso, foram desenvolvidos cartazes, folders informativos e folhetos com depoimentos de famílias doadoras e pessoas que receberam um transplante para esclarecer a população e chamar a atenção para que as pessoas falem sobre o assunto nas suas famílias.
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, o objetivo da campanha é mudar a cultura e incentivar o diálogo das pessoas sobre o tema que, além de tirar pessoas da fila de transplantes, também ajuda as famílias dos doadores. “Por meio dos depoimentos que coletamos hoje fica claro que a família que doa recebe melhor o luto, porque ela percebe que houve uma continuidade. Se todos os setores da sociedade aderirem a essa campanha vamos conseguir mudar essa cultura e mostrar a importância da doação”, explica Badoch.
Como doar
Para ser doador de órgãos é necessário que a pessoa comunique a família sobre sua decisão. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e válvulas cardíacas. Ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.
Campanha
O CPCE está utilizando em seus materiais o ícone da campanha e incentiva que as empresas conselheiras também participem. Faça o download dos arquivos de divulgação aqui e curta a página no facebbok da campanha.