O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Maringá promoveu em parceria com o Movimento Nós Podemos Maringá a Palestra Indicadores Ethos, no dia 19 de agosto,e reuniu mais de 30 pessoas de 13 instituições da região. O evento tinha como objetivo divulgar os Indicadores Ethos, o conceito de sustentabilidade e a aplicação prática nas empresas além de orientar nas ações de Responsabilidade Socioambiental Corporativa.
Os indicadores Ethos são um instrumento de gestão estratégica que compreende normas, padrões, modelos e indicadores e que sugere parâmetros para a empresa desenvolver as ações de responsabilidade socioambiental corporativa. Além disso, eles promovem o gerenciamento dos impactos sociais e ambientais, são ferramentas de gestão e planejamento e instrumento para autoavaliação das práticas empresariais.
A palestra foi ministrada pela consultora em responsabilidade social do Sesi, Renata Thereza Fagundes, e levou os participantes a refletirem sobre como podem implementar ações de responsabilidade socioambiental corporativa. “O assunto tratado nos levou a pensar nas estratégias que devemos criar para tornar nossas empresas sustentáveis. Aprender a avaliar nos faz conhecer melhor qual o posicionamento de nossas empresas”, explica Emanuel Barbiero Antônio, do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar).