Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Londrina13/08/2014

Palestra da Leroy Merlin e Boas Práticas de Londrina são destaque em evento do CPCE

Sequência de palestras e cases reuniu mais de 30 empresas da região

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Londrina promoveu, em parceria com o Movimento Nós Podemos Londrina, um café da manhã em comemoração à Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O evento, realizado no dia 07 de agosto, contou com a palestra da Política de Sustentabilidade da Leroy Merlin apresentado pelo Diretor de Projeto e Obras e líder do Comitê de Sustentabilidade da empresa, Pedro Sarro. 

clique para ampliar>clique para ampliarEvento reúne mais de 30 empresas de Londrina e região. (Foto: Divulgação)

Além de fazer um resgate teórico sobre sustentabilidade e utilização de recursos no planeta, Sarro apresentou as ações da empresa desde a criação do Comitê de Desenvolvimento Sustentável, em 2008, que reúne representantes de todos os departamentos da empresa. A empresa possui o projeto Construir e Sustentar, que tem como objetivo fomentar a compra consciente de produtos ecoeficientes e as unidades possuem também pontos de coleta seletiva e um código de ética, com  normas de relacionamento entre stakeholders: funcionários, clientes e fornecedores.

Na área de Tecnologia de Informação, a Leroy Merlin possui parceria com empresas para a reciclagem dos antigos computadores e dos cabos de informática que não são mais usados. O programa Educar Para a Sustentabilidade da Leroy é voltado aos colaboradores que participam de um jogo em que o objetivo é aprender sobre a importância da sustentabilidade e ganham uma agenda com explicações sobre o assunto. Em relação à infraestrutura, a empresa implantou cinco lojas certificadas como Alta Qualidade Ambiental (AQUA). (Confira a apresentação completa aqui).

A palestra Empresário do Terceiro Milênio, apresentada pela coordenadora executiva do CPCE Rosane Fontoura, também fez parte da programação do evento. A palestra/curso Empresário do Terceiro Milênio tem como proposta promover mudanças no atual modelo de gestão empresarial que motivem posturas diferentes fundamentadas nos Princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). (Confira a apresentação completa aqui).

O case do Pacto Global da empresa Apetit e da ong Londrina Pazeando também foram apresentados às 50 pessoas presentes de Londrina, Cambé e Arapongas. O participante Heliton Roecker de Moura ressaltou a importância do evento como forma de aproximar os empresários da região. “O evento aproximou o empresariado londrinense de boas práticas e exemplos de sustentabilidade evidenciando que é possível gerir seu negócio tendo no seu escopo o olhar voltado para a sustentabilidade socioambiental”, explica Moura. 

De acordo com a coordenadora da Comissão Interna Socioambiental (CISA) da Copel Londrina, Tatiane de Araújo, o evento foi a oportunidade de a empresa conhecer outras instituições com os mesmos valores. “A Copel tem total interesse em contribuir com a sustentabilidade, por isso, um evento como esse é tão importante para conhecermos as ações da nossa região e percebermos as oportunidades de participar”, completa Araújo.

clique para ampliar>clique para ampliarAlunos da UTFPR na palestra promovida pelo CPCE (Foto: Divulgação)

No dia 06 de agosto, à noite, os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) assistiram a palestra Empresário do Terceiro Milênio ministrada pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura. A turma de 20 alunos pode conferir como eles podem aplicar responsabilidade socioambiental corporativa nas empresas onde irão trabalhar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.