Os conselheiros e representantes de todos os núcleos de competência do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) reuniram-se na última quinta-feira (05) para conhecer e trabalhar os projetos que serão desenvolvidos no decorrer de 2014. Estiveram presentes no evento a diretora geral do CPCE, Mayra Dória Mattana, a gerente de Projetos e Articulações Estratégicas e Inovação Social do Sesi no Paraná, Maria Cristhina Rocha, representando o superintendente do SESI-PR, José Antonio Fares; a gerente de Responsabilidade Social do Sesi no Paraná, Sonia Beraldi de Magalhães; e a coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura.
Após a reunião do Conselho Superior, realizada em dezembro de 2013, o CPCE passou por uma reestruturação que definiu como os projetos devem ser trabalhados. Seguindo o conceito de sustentabilidade, foram eleitos três temas nas reuniões de núcleo que irão nortear as ações realizadas: Governança, Educação e Cidadania. Dentro desses temas, os projetos que já existiam foram divididos e serão trabalhados em ações propostas por equipes de projetos com integrantes dos quatro núcleos de competências. O objetivo é incentivar a integração dos setores e promover ações que promovam o desenvolvimento de todas as áreas, sempre focando na sustentabilidade e no desenvolvimento da indústria.
Entre as ações previstas para esse ano estão o projeto Educando na Sustentabilidade, Incentivos Fiscais e Sustentabilidade na Cadeia de Valor. O projeto Sustentabilidade na Cadeia de Valor tem como objetivo disseminar a sustentabilidade mostrando as oportunidades e possibilidades de aumento da competitividade. Entre as ações propostas estão o aumento das empresas cadastradas no Guia de Boas Práticas, realização de seminários e palestras com apresentação de cases de empresas, entre outros.
Já na área de educação, o projeto Educando na Sustentabilidade tem como objetivo promover a discussão com a sociedade, nas suas esferas educacional, empresarial e civil em geral, para estabelecer um repertório compartilhado acerca da Educação na Sustentabilidade. Entre os eventos previstos ainda para este ano, está a realização de um fórum com o objetivo de aproximar as práticas educacionais das necessidades das indústrias, atualização do guia Empresário do Terceiro Milênio, desenvolver um cadastro de palestrantes e lançar um concurso de boas práticas em comemoração aos 10 anos do CPCE.
Com foco na cidadania, o projeto Incentivos Fiscais visa informar, disseminar e incentivar a aplicação das leis de incentivos fiscais em prol do desenvolvimento sustentável do Paraná envolvendo os três setores: governo, empresas e terceiro setor. Entre as ações previstas para este ano, estão a atualização dos materiais de divulgação incluindo outros tipos de incentivos e realizar palestras sobre eles, desenvolver um EaD sobre como destinar o IR e replicar o exemplo de projetos já realizados em instituições de ensino superior sobre o tema.
De acordo com o representante da Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), Leandro Marins de Souza, divulgar outros incentivos é fundamental para conscientizar a comunidade empresarial. “Precisamos mapear os incentivos fiscais existentes, disseminar esse conhecimento e fazer com que as pessoas entendam que os incentivos fiscais são uma ferramenta importante a ser utilizada”, comenta Souza.
De acordo com a diretora geral do CPCE, Mayra Dória Mattana, o desafio é trazer esses temas para as pequenas e médias empresas. “Temos que focar no trabalho da base, trazer isso para a pequena e média indústria e, conseguindo isso, vamos estar efetivamente falando de cidadania empresarial. Fica como desafio para os grupos de trabalho descobrir como podemos conversar e trazer elas pra dentro da FIEP”, explica Mayra.