As ações de responsabilidade socioambiental da Arqtex Convênio foram apresentadas na reunião ordinária de setembro (29) do Núcleo de Comércio, Serviços e Apoio ao Desenvolvimento (NCS) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada ao Serviço Social da Indústria (Sesi).
A apresentação foi realizada pelo presidente da empresa, Jucenei Gusso Monteiro, que explicou que a Arqtex foi criada com o objetivo de democratizar o conhecimento atualizado da arquitetura e engenharia civil, informando conscientemente o consumidor para que ele entenda a necessidade de contratar os profissionais da área. A empresa possui uma Célula de Conexão e Desenvolvimento e Responsabilidade Social Corporativa que busca disseminar os conceitos da arquitetura, Pacto Global, ODM, técnicas, arte e cidadania dando a oportunidade dos conveniados se envolverem nas ações realizadas.
Entre as ações apresentadas, Monteiro falou sobre a ação que a Arqtex realizou na mostra ‘Morar Mais por Menos’ de 2011, em que a empresa apresentou um ambiente inovador com o objetivo de mostrar uma nova perspectiva. “O ambiente foi todo rotacionado, o piso foi para a parede, os móveis também com o objetivo de quebrar paradigmas e mostrar que na arquitetura é possível fazer de tudo”, comenta.
Outro projeto é o ‘Faça dar certo’, que consiste em palestras de desenvolvimento humano para os funcionários e fornecedores com o objetivo de promover a reflexão e mostrar o papel de cada um nas mudanças que acontecem na sua vida e na sociedade.
O "Diálogo de Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade" promove palestras em universidades com o objetivo de falar sobre os ODM, o Pacto Global e sobre as boas práticas da Arqtex na área de responsabilidade socioambiental corporativa. E, para promover a cultura e as artes entre os conveniados, o “Tudo a ver com Arqtex” é um programa de vantagens que traz descontos aos conveniados em teatros, galerias e companhias de cultura, disponível aos mais de 10 mil conveniados da rede Arqtex Convênio.
Monteiro ressaltou que a arquitetura é muito mais que o projeto e, por isso, o envolvimento da área é importante para a disseminação do conceito de sustentabilidade. “Design não é só objeto, também é pensar uma casa a partir dos recursos sustentáveis. Já existe esse valor, pois essa percepção já esta na consciência e na estratégia de muitos, e o CPCE é um grande fomentador desse cenário”, finaliza.