As reuniões ordinárias do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) realizadas em agosto apresentaram o resumo das atividades e ações realizadas no primeiro semestre de 2013. Os resultados foram apresentados pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, e só nos primeiros meses do ano já foram realizadas 50 ações em todo o estado.
Entre as ações realizadas, destacam-se os dois Workshops do Terceiro Setor promovido pelo Núcleo do Terceiro Setor (NTS) e que, juntos, contaram com quase 500 pessoas, entre participantes presenciais e à distância. O Núcleo de Comércio, Serviço e Apoio ao Desenvolvimento (NCS) promoveu uma programação desafiadora com os Workshops de Responsabilidade Socioambiental Empresarial que já debateram conceitos importantes como: Governança, Liderança Sustentável, Indicadores Ethos, ISO 26.000, ODM entre outros.
Já as indústrias e Sindicatos, promoveram uma série de encontros, os Temas Relevantes que, entre outros assuntos, abordaram a elaboração de projetos com o economista Ricardo Falcão com apresentação do Edital Sesi Inovação pela colaboradora Daniele Farfus.
O Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) reuniu as informações a respeito do Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, criado em 2010 com o objetivo promover estratégias, dar visibilidade e ampliar os atores protagonistas da educação para a sustentabilidade.
A regional de Maringá realizou, entre outras ações, o II Encontro Pacto Global e III Encontro Instituições Ensino Superior que se destacou pela apresentação de vários relatórios Comunicando o Progresso (COP) e cases dos signatários do PRME. Apresentou-se a Prefeitura Municipal da Maringá, a Renuka Vale do Ivai S/A, o Instituto Cidade Canção, a União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (UNIESP), a Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP), o Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) e a Faculdade Maringá.
Na região oeste, destacou-se o I Encontro de Instituições de Ensino Superior que teve como tema o Pacto Global e os Princípios para Educação em Gestão Sustentável (PRME) e que propiciou o debate entre mais de 20 universidades sobre o PRME.
Em Londrina, a oficina Reflexões sobre a Equidade de Gênero nas Organizações reuniu mais de 50 pessoas entre gestores de empresas e lideranças de diversas áreas, como instituições públicas e terceiro setor, para a discussão e aprofundamento das ações voltadas para a equidade de gênero no mercado de trabalho.
Na regional de Campos Gerais destaque para o I Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa que reuniu os conselheiros do CPCE para apresentação dos cases das instituições. Foram mostrados mais de dez projetos e ações voltadas para a área de sustentabilidade de Ponta Grossa e das cidades da região.
Em todas as regiões as articuladoras do CPCE estiveram envolvidas na promoção do desenvolvimento local de 20 municípios do estado. Confira as ações aqui
Segundo semestre
Entre as ações programadas, o CPCE realizado no próximo dia 20 de setembro o 6º Reabilitação, Inclusão e Tecnologia – Reatiba (mais informações aqui), tradicional evento que traz as últimas resoluções e normativas referentes à inclusão da pessoa com deficiência. Outra ação já tradicional do CPCE, é a realização do Campos Gerais Cidadão que na edição anterior atendeu mais de 8mil pessoas e envolveu 60 empresas da região.
O eventos do CPCE ficam disponíveis do site fiepr.org.br/cpce , acesse e saiba de todas as ações e eventos realizados.