O Comitê Gestor do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Cascavel (CPCE), instituição ligada ao Serviço Social da Indústria (Sesi), promoveu no último dia 12 o I Encontro de Instituições de Ensino Superior que reuniu os representantes de 15 instituições da região.
O evento contou com a presença do vice-presidente do CPCE, Guido Bressolin, do coordenador regional da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Gilberto Bordin, do gerente da unidade SESI/SENAI, Hugo Molina, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), José Torres Sobrinho. Além deles, esteve presente no evento a articuladora do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE de Curitiba, Sandra Mara Martins Bortot, e do conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, André Luiz Gonçalves.
Apresentando os Princípios da Educação em Gestão Responsável (PRME) no Brasil o presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e membro da diretoria do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Dr. Norman Arruda, mostrou aos participantes como surgiu o programa e como ele funciona nas instituições de ensino.
O PRME surgiu com a grande participação das Instituições de Ensino Superior nas reuniões do Pacto Global – iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo foco é reforçar em empresas de todo o mundo a importância da responsabilidade social corporativa. Assim como o Pacto Global, o PRME é uma plataforma voluntária para instituições acadêmicas e escolas de negócios onde as signatárias expressam sua convicção na adoção de valores universais nos seus currículos e pesquisas, para contribuir na construção de uma sociedade mais justa.
De acordo com Arruda, eventos com essa temática são muito importantes, pois integram o meio acadêmico com o meio empresarial mobilizando ambos os setores. "É uma inciativa inovadora e empreendedora. Principalmente porque a questão da sustentabilidade é um diferencial, tanto das escolas quanto das empresas, mas principalmente de uma comunidade como a de Cascavel, que faz isso dando um exemplo para o Paraná e para o Brasil”, explica Arruda.
Também estavam presentes os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Toledo, Edson Marques Oliveira e Camilo Freddy Morejon, e do professor do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, Edson Gavazzoni, que fizeram parte da mesa de honra e compartilharam suas experiências na área de sustentabilidade das instituições em que lecionam.
O vice-presidente do CPCE avaliou o evento como sendo muito positivo e comemora que o objetivo de sensibilizar as instituições da região tenha se concretizado. “O trabalho de sensibilização foi feito e agora esperamos que realmente as instituições venham participar do PRME e consigamos desenvolver a consciência no meio acadêmico para a responsabilidade social”, comemora Bressolin.