O Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada ao Sistema Fiep, reuniu-se no dia 10 de maio para dar continuidade as ações do Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade. A reunião contou com representantes da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE), da Universidade Tuiuti do Paraná, da Faculdade Estácio de Curitiba, das Faculdades Santa Cruz, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Os conselheiros assistiram a apresentação do professor da FAE, Antonio Lázaro Conte, sobre “Como a sustentabilidade está sendo apresentada em universidades europeias”. A palestra foi um relato da viagem realizada por um grupo de nove professores a seis universidades da Europa especializadas em sustentabilidade e exemplos de inovação na área em todo o mundo.
O objetivo era buscar informações sobre a inovação no ensino de administração, incluindo novas metodologias e perfis de gestão, e avaliar como a sustentabilidade é divulgada nos currículos e quais as práticas atuais. Além disso, eles puderam conhecer os modelos pedagógicos, infraestrutura e modelos de parcerias entre empresas e governo e avaliar possíveis parcerias com as universidades. “A ideia era ver como a administração era apresentada e como a prática da sustentabilidade é divulgada nos currículos dessas universidades”, completa Conte.
Entre as universidades visitadas, Conte ressaltou o trabalho realizado na Universidade de Exeter, localizada na cidade de mesmo nome no Reino Unido. Exeter é uma escola de negócios que recentemente mudou seu perfil para focar na área de sustentabilidade e trabalhar com alunos do mundo todo. O corpo discente da instituição conta com alunos de 28 países, sendo que destes 50% são de fora da Europa, vindos principalmente da Ásia.
Outro ponto enfatizado no relato é que a instituição tem infraestrutura nova e moderna e o investimento maior é proveniente de doações. “O que chamou a atenção é que eles transpiram sustentabilidade, eles têm outra cultura em relação a doações, valores extraordinários”, explica Conte.
A Exeter possui uma parceria com a World Wildlife Fund (WWF) – Fundo Mundial para a Natureza – para a realização do MBA “One World” e na Europa o fundo é parceiro em muitas universidades para promoção de cursos voltados para a área de sustentabilidade. Conte também ressaltou que em Exeter a sustentabilidade realmente é uma missão dos professores, que veem no aluno uma forma de mudar o mundo. “Eles acreditam que passando isso para os jovens eles vão mudar o mundo, eles acreditam realmente que a mudança será feita pela juventude, que eles são agentes de mudança”, completa Conte.
A Leuphana University, na Alemanha, também foi visitada pelo grupo de professores. Localizada na cidade de Lüneburg, que tem 70mil habitantes, a universidade tem 7 mil alunos matriculados. Lá a sustentabilidade é uma das bases da metodologia da universidade que usa o seguinte esquema para produção de conteúdo: pesquisa, ensino e transferência do conhecimento.
Como forma de incluir a sustentabilidade em todas as áreas, no primeiro semestre de todos os cursos em torno de um terço da carga horária trata de sustentabilidade e, no segundo semestre, os alunos analisam indicadores, documentos, fazem entrevistas com experts, aprendem processos e desenvolvem o network com parceiros e desenvolvem o conceito de colaboração.
As parcerias são realizadas com empresas alemãs e governo. “A empresa tem um problema e a universidade tem a solução, desta forma surge a colaboração e o trabalho em conjunto”, completa Conte. Além disso, Conte ainda enfatizou que as empresas brasileiras ainda não veem as universidades como soluções, mas ressaltou que em Leuphana existe a consciência de quanto mais projetos e trabalhos são realizados em empresas, mais confiança a universidade tem no mercado; e quanto mais confiança mais trabalhos serão aceitos nas empresas e indústrias.
Os professores ainda visitaram Ashridge, na Inglaterra; CBS em Copenhagem; Vlerick em Bruxelas; Audencia em Nantes. A reunião ainda abordou os Princípios para Educação em Gestão Sustentável (PRME) e o Campus Sustainability Assessment Framework (CSAF) – o conceito de Campus Sustentáveis – trazido pelo coordenador do núcleo, Nilson Izaias Pegorini. O encontro terminou com o debate de como as universidades presentes poderiam juntas fomentar a pesquisa e publicação de trabalhos científicos em torno da sustentabilidade.