O Núcleo de Indústrias e Sindicatos (NIS) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realizou sua reunião mensal no dia 17 de abril. Além dos assuntos previstos em pauta, o encontro contou com a participação da Gerdau para apresentar seu trabalho com destinação do Imposto de Renda (IR) para as “Boas Práticas das Indústrias e Sindicatos do CPCE”.
A Gerdau é pioneira em campanhas de incentivo à destinação do imposto de renda para projetos sociais, ação prevista na lei federal 8.069 de 13/07/90. A iniciativa foi apresentada na reunião pelo o diretor de Responsabilidade Social da empresa, Roberto Lindermann Netz, que explicou que o trabalho é realizado desde 1999 e, além de destinar parte do imposto devido da companhia, ainda incentiva que seus colaboradores e acionistas façam o mesmo. “Um detalhe interessante é que estimulamos a participação do colaborador financiando a doação dele. Eu digo que eu quero doar, direciono para a entidade cadastrada e a empresa abre o credito na área pessoal”, explica Netz.
O foco do programa são os projetos que contemplem educação e inclusão social e a empresa também mobiliza outras organizações para realizar contribuições e ajudar os Conselhos Municipais e Estaduais na sua organização. Para destinar o imposto, a Gerdau avalia os projetos em relação a alguns pontos, tais como: foco, localização, registro da entidade, gestão, parceiros, voluntários, prestação de contas, transparência e credibilidade, sustentabilidade, indicadores, poder de multiplicação e número de beneficiados.
“Procuramos estabelecer um vínculo com a entidade por meio do trabalho voluntário, em que os voluntários nos garantam que o recurso está sendo efetivamente empregado, sempre buscando essa parte da credibilidade da instituição”, completa Netz.
Na intranet da Gerdau existe uma página que apresenta passo a passo de como destinar o IR e tira as dúvidas dos colaboradores. Desde o início da campanha, a empresa já doou mais de 22 milhões de reais e seus colaboradores já destinaram também mais de 14 milhões, somando 36 milhões para 296 projetos e instituições sociais.
Confira a apresentação completa aqui