Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cascavel09/04/2013

Palestra incentiva reflexão de universitários sobre sustentabilidade

Evento sobre curso à distância Empresário do Terceiro Milênio na Unioeste mostra importância do debate da sustentabilidade na formação universitária

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Cascavel, instituição ligada à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), realizou no dia 04 de abril a palestra Empresário do Terceiro Milênio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento foi a oportunidade de levar o tema sustentabilidade para os universitários do curso de administração despertando o consciência da adoção de uma nova cultura e princípios que priorizem a valorização do ser humano nas empresas, na comunidade em que se inserem e nas relações com os fornecedores, clientes, meio ambiente e outras partes interessadas à empresa.

A palestra foi ministrada pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, para mais de 100 universitários . De acordo com ela, a palestra trouxe uma visão dos desafios e oportunidades que os futuros gestores terão pela frente. “A determinação e postura dos líderes são essenciais para despertar nos colaboradores e parceiros a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento de ações socioambientais. Os estudantes precisam estar preparados para os desafios do mercado e da sociedade, sustentabilidade é um diferencial que toda empresa deve buscar em um mercado cada vez mais competitivo e um diferencial para a formação universitária”, explica Rosane.

O curso Empresário do Terceiro Milênio foi desenvolvido para empresários de micro, pequenas e médias empresas e para acadêmicos que tenham interesse em gestão com foco na sustentabilidade. A proposta é promover mudanças no atual modelo de gestão empresarial que motivem posturas diferentes fundamentadas nos Princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O professor da Unioeste e representante da instituição no CPCE, Adir Otto Schmidt, ressaltou a importância do tema e da discussão do mesmo no ambiente da sala de aula como forma de preparar e formar profissionais conscientes e responsáveis. “A temática abordada é atual e as instituições de ensino superior devem inserir em seus currículos disciplinas que levem os acadêmicos à reflexão sobre a importância de ações dessa natureza para a construção de uma sociedade mais justa, contribuindo assim, para a formação de profissionais cidadãos”, completa Schmidt.

Além de ser importante para a formação dos alunos, a articuladora do CPCE de Cascavel, Pamela Bortoluzzi, destaca como a palestra também foi uma oportunidade de falar também sobre os princípios da Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) defendidos pelo Conselho. “Acredito que o evento tem extrema importância para divulgar as ações do conselho e principalmente contribuindo na disseminação do conhecimento acerca da prática da Responsabilidade Social no ambiente acadêmico.

Para o vice-presidente do CPCE, Guido Bresolin, estas palestras mostram que as instituições do ensino superior da região oeste podem ser signatárias do Pacto Global e dos Princípios da Educação em Gestão Responsável (PRME) que incentiva que as universidades incluam em seu propósito, valores, método, pesquisa, parceria e diálogo tema da sustentabilidade. Em reuniões especificas Bresolin já conversou com a UNIOESTE, a Universidade Paranaense (UNIPAR), a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), a Instituto Tecnológico e Educacional (ITECNE), as Faculdades Anhanguera e a União Educacional de Cascavel (UNIVEL) sobre esta iniciativa.

O Curso à Distância ‘Empresário do Terceiro Milênio’ está disponível gratuitamente no site do Serviço Social da Indústria (SESI). Aproveite e faça sua inscrição aqui

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.