Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Boas Práticas28/03/2013

Oportunidade para alunos nota 10

Instituto Bom Aluno mostrou seu trabalho na reunião de núcleo do CPCE

O Núcleo de Indústrias e Sindicatos (NIS) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realizou sua segunda reunião do ano e contou com a participação do Instituto Bom Aluno para apresentar seu trabalho para as “Boas Práticas das Indústrias e Sindicatos do CPCE”.

O Instituto Bom Aluno do Brasil (IBAB) atua com estudantes de baixa renda da rede pública de ensino incentivando aqueles que têm bom desempenho acadêmico e oferecendo capacitação educacional e técnico-profissional. A instituição surgiu de um projeto com o mesmo nome idealizado pelos empresários Francisco Simeão e Luiz Bonacine, da extinta BS Colway, e em 2000, foi transformado no IBAB buscando consolidar o programa nacionalmente e promover sua expansão.

De acordo com a coordenadora do instituto, Maria Isabel Grassi Dittert, os alunos são selecionados a partir da 5ª série da rede pública e precisam ser comprometidos e interessados em pensar no seu futuro. “Uma vez admitidos no programa eles têm aulas no contra turno em um curso preparatório que tem o objetivo de preparar tanto o aluno quanto sua família para os próximos desafios acadêmicos, no âmbito acadêmico e psicológico”, explica.

Os resultados do programa já podem ser vistos no desempenho dos alunos nos vestibulares. “Desde a primeira turma em 1998, temos 100% de aprovação no vestibular, sendo que 60% deles são aprovados na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, destes, 67% nos primeiros, segundos e terceiros lugares. Este ano tivemos cinco alunos com classificação entre os primeiros”, comemora Maria.

Além do alto desempenho no vestibular, os jovens alunos já chegam à universidade com inglês fluente e podem optar pelo segundo idioma de acordo com sua área de atuação. A parceria com empresas é realizada por meio de uma contribuição feita por aluno, a pessoa física ou jurídica pode escolher quantos alunos gostaria de ajudar. Já as instituições de ensino, entram oferecendo bolsas totais ou parciais, hoje o instituto conta com onze empresas mantenedoras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.