O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Londrina (CPCE), instituição ligada à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), promoveu no último dia 19 a oficina Reflexões sobre Equidade de Gêneros nas Organizações em comemoração ao Mês da Mulher.
O evento foi promovido para incentivar e sensibilizar os gestores e profissionais da área sobre a importância da presença da mulher nas empresas. A abertura contou com a participação do violinista Rodrigo Salvadego que recepcionou os participantes e com o depoimento da Presidente da Câmara das Mulheres Empreendedoras de Londrina, Iracelis Gonçalves, e da oficina das representantes do Serviço Social da Indústria (SESI), Renata Thereza Fagundes Cunha e Flora Carrasqueira.
Entre os assuntos abordados na oficina, as palestrantes ressaltaram como a equidade de gênero influencia e favorece o ambiente de trabalho melhorando a satisfação dos colaboradores diminuindo a rotatividade e mantendo na empresa os talentos identificados. Além disso, as palestrantes mostraram como políticas para equidade de gênero também promovem a melhora e equilíbrio do clima organizacional tornando a empresa mais sustentável e livre de discriminação, fatores esses que inibem comportamentos negativos ou violentos, como as práticas de assédio.
O encerrando foi realizado pela vice-presidente do CPCE de Londrina, Kimiko Yoshii, que apresentou como alinha suas ações de responsabilidade social corporativa com os princípios do Pacto Global dando ênfase na questão de gênero. Como exemplo, ela mostrou como fez para que seu quadro de funcionários fosse incluídas colaboradoras nas funções de arquitetas, engenheiras, pedreiras e outras funções anteriormente exercidas apenas pelos homens. A questão da não discriminação é tratada pelo sexto princípio do pacto recentemente assinado pelo Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii.
O evento também contou com uma parceria com o SESI Cultural e o Festival de Música de Londrina que trouxe a participação da pianista Váleria Brum e a cantora lírica Avila Porto, que encerraram a tarde com uma apresentação musical que emocionou os participantes.
A oficina contou com a presença de mais de 50 pessoas representando empresas/instituições, entre elas: Sindimetal, Aldeia Coworking, Programa de Economia Solidária de Londrina, Rainoah, Vencofarma, Indústria Farmacêutica, Instituo Grpcom, Câmara de Vereadores, Alternativa Trabalho Temporário, Ayoshii Construtora, Unimed, Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE – FGV), Apetit , Secretaria de Desenvolvimento Social do Paraná, VRM - Consultoria de RH; Angelus, Retífica Belém, UNOPAR, Colégio Interativa, Agua Pura, Menina Bar Restaurante entre outras.