Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Resultados 201201/01/2013

Alianças de sucesso e aumento no número das ações marcaram o CPCE em 2012

Coordenadores dos núcleos fazem balanço do ano e ressaltam ações de grande impacto em todo o estado.

O ano de 2012 foi muito positivo para o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) com ações que beneficiaram indiretamente mais de 21 mil pessoas. Entre os destaques do ano estão os cursos de educação continuada sobre Responsabilidade Social Corporativa e outros temas afins a sustentabilidade, primeira edição do congresso CPCE, V Reatiba, o curso à distância “O empresário do terceiro milênio”, sensibilização das empresas para o Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU) além do avanço das regionais dos Campos Gerais, Oeste, Maringá e Londrina.

Os coordenadores de cada núcleo de competência de Curitiba fizeram um panorama do ano e suas expectativas para 2013, veja abaixo:

Núcleo Indústrias e Sindicatos

clique para ampliar clique para ampliarEzilda Furquim (Foto: Mauro Frasson)

“O ano de 2012 foi muito especial para o Núcleo Indústrias e Sindicatos do CPCE. Começamos meio tímidos, com um pequeno número de participantes nas primeiras reuniões, porém com um vigor invejável. O pequeno grupo tornou-se coeso, firme na presença e na vontade de realizar. Na nossa última reunião tivemos a presença de 30 pessoas, que representavam vários sindicatos e muitas indústrias. Já temos nosso Planejamento Estratégico e várias ações alinhadas para o ano que vem. Esperamos terminar 2013 com nossas metas cumpridas e o NIS cada vez mais fortalecido, para efetivamente representar a indústria paranaense no que consideramos a base para a sustentabilidade: a responsabilidade socioambiental corporativa”. Ezilda Furquim,da CALTEC.

 

Núcleo de Organizações do Terceiro Setor

clique para ampliar clique para ampliarNilda Mott Loiola (Foto: Mauro Frasson)

“A história do Núcleo do 3º Setor do CPCE /FIEP ficou mais rica, pelo envolvimento de todos e pelas metas atingidas. Ações como os workshops, o primeiro Congresso de Alianças Sociais, a reedição da Cartilha ‘O Rei da Selva virou o Rei da Cidadania’, a veiculação de duas campanhas da destinação do Imposto de Renda realizada em parceria com o Instituto GRPCOM e a  capacitação mensal dos gestores do núcleo foram iniciativas que marcaram o ano. As preciosas parcerias da Secretaria para Assuntos Estratégicos do Governo do Estado do Paraná garantiram a transmissão via web dos eventos realizados. Ainda, juntamente com as 52 instituições que participam do Núcleo do Terceiro Setor, contamos com o apoio da Fundação de Ação Social que nos acompanhou nesta caminhada. Tudo isso e muito mais fizeram a diferença em 2012”. Nilda Mott Loiola, da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE).

Núcleo de Comércio e Serviços

clique para ampliar clique para ampliarDauro Carneiro Bond Jr (Foto: Mauro Frasson)

“No  ano de 2012 o núcleo avançou na proposta de disseminação da responsabilidade social corporativa por meio da realização de diálogos entre as empresas e os seus fornecedores, esta foi a primeira iniciativa. Com a avaliação do evento realizada pelos participantes foram  definidos os próximos modelos do evento para o ano de 2013, além do andamento do projeto do Portal da Sustentabilidade, prevemos encontros que tratarão de temas relevantes para se alcançar a sustentabilidade, como Lideranças Sustentáveis: Governança, Pacto Global, ODM e Gestão Financeira e Sustentabilidade entre outros”. Dauro Carneiro Bond Jr, da Eco Ventures Bioplastics.

Núcleo de Instituições de Ensino

clique para ampliar clique para ampliarSonia Ana Charchut Leszczynski (Foto: Mauro Frasson)

“O Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, por meio dos participantes do Núcleo de Instituições de Ensino, trouxe neste ano a discussão com o ambiente corporativo enfatizando a educação na sustentabilidade e o perfil do profissional preocupado em ter uma gestão alinhada aos princípios do desenvolvimento sustentável. A conclusão que chegamos foi a de que o desenvolvimento sustentável é o único caminho e que todos precisam se transformar em profissionais da sustentabilidade e para isso a Educação é fundamental. Engajados aos princípios do Pacto Global e PRME e já fazendo a diferença neste setor, partimos para 2013 com planejamento para aumentar ainda mais o número de signatários e com isto fortalecer o movimento”. Sonia Ana Charchut Leszczynski, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.