Os colaboradores das indústrias, sindicatos, organizações sociais que participam de ações de voluntariado têm papel essencial no desenvolvimento de projetos e ações que buscam o desenvolvimento local e fortalecem os projetos de Responsabilidade Social Corporativa.
Só em 2012, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) apoiou o seminário de Multiplicação Voluntária em Londrina e Maringá e realizou outras 6 oficinas de voluntariado corporativo no estado. Para fortalecer esse tipo de ações no Paraná foi lançada a Rede Paranaense de Centros de Voluntariado.
O lançamento foi no encerramento do 5º Congresso Nós Podemos Paraná, realizado dias 5 e 6 de dezembro, em Curitiba, e reuniu representantes de Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel. O CPCE foi escolhido como um dos padrinhos do projeto e é reconhecido pelo Centro de Ação Voluntária como uma organização que promove o voluntariado em todo o estado.
O CPCE também participou do congresso como mediador do painel Desenvolvimento Local e Mobilização, representado pela coordenadora do conselho, Rosane Fontoura. Os participantes apresentaram estratégia para o desenvolvimento local sustentável, como a prática do negócio justo, a utilização de indicadores de sustentabilidade e mobilização da comunidade. Entre os destaques do painel, o mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável e sócio-diretor da Bio Fair Trade (empresa social de comércio justo), Márcio Waked de Moraes Rêgo, falou sobre como criar oportunidades para produtores economicamente desfavorecidos como estratégia para o desenvolvimento.
Além disso, o espaço também foi utilizado para divulgar o curso à distância Empresário do Terceiro Milênio, oportunidade para que os pequeno e microempresários se qualifiquem de acordo com as propostas apresentadas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Pacto Global e contribuam para o desenvolvimento do seu munícipio.