O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial por meio do Núcleo de Instituições de Ensino promoveu no dia 4 de agosto, um diálogo sobre o Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, iniciativa lançada em agosto de 2011, que pretende inserir o tema sustentabilidade nas propostas curriculares e na prática educacional.
A coordenadora do Núcleo, representante do Movimento e professora da UTFPR, Sonia Ana Leszczynski, avalia o evento com entusiasmo. "Conseguimos reunir uma diversidade de instituições, tanto governamentais, quando empresariais e educacionais falando da importância da inclusão da sustentabilidade nos programas educacionais e de responsabilidade social. Hoje, o Movimento ganhou força", observa.
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Uma das propostas do Movimento é sensibilizar instituições de ensino para a assinatura do PRME (Princípios para Educação Empresarial Responsável) proposto pela ONU como o braço educacional do Pacto Global. Durante o café, o professor Norman de Paula Arruda Filho, da ISAE/FGV, explicou que em 2006, as instituições de ensino que eram signatárias do Pacto Global, foram chamadas para definir diretrizes que norteariam sua gestão, com o propósito de transmitir valores de responsabilidade social corporativa para seus alunos e demais stakeholders, sob o olhar da sustentabilidade. E assim formar lideranças responsáveis.
A Unibrasil é exemplo de implantação dos seis princípios do PRME nas atividades curriculares do curso de Administração. O coordenador do curso, Claúdio Marlus Scora, mostrou ações nas quais os alunos são motivados a envolver a comunidade e relatar o quem vem sendo realizado para o público externo. Para a professora Wanda Camargo, também da Unibrasil, "as escolas precisam ajudar na formação de alunos responsáveis, que adotem práticas responsáveis e assim, atendam as demandas do mercado de trabalho. Vivemos um momento em que a escola e as empresas se voltam para a comunidade", ressalta.
Profissional - Convidado para falar sobre o Profissional da Sustentabilidade, o diretor de Sustentabilidade da multinacional Braskem, destacou que as empresas precisam estar inseridas do processo educacional e apoiar iniciativas como PRME. "O papel das empresas está em transformação e com isso, todos os profissionais precisam ter suas competências desenvolvidas e se tornarem profissionais de sustentabilidade. Para isso educação é fundamental e em suas práticas sociais", destaca.
Ainda segundo Soto, todos os programas ofertados pela Braskem contam com módulos de educação e sustentabilidade.
Outra referência em educação corporativa é a Itaipu Binacional, signatária do PRME e que tem como premissa de seus projetos, de acordo com a assessora de responsabilidade social, Heloisa Covolan, "desenvolver competências relacionadas à sustentabilidade", conta.
Quem também relatou o compromisso com a inovação e a sustentabilidade foi o presidente do CREA-PR, Joel Krüger. Segundo ele, após assinar o Pacto Global em 2009, houve engajamento do quadro funcional diante da implantação de ações de responsabilidade socioambiental corporativa. Em breve, o CREA-PR assinará a carta de adesão ao PRME, pois oferece cursos de formação de líderes.
Maricília Volpato, do Senai-PR, apresentou o Programa CreSceR (Comitê Regional de Educação na Sustentabilidade, Clima organizacional Equidade e Responsabilidade Socioambiental), desenvolvido em parceria com áreas do Sistema Fiep que atuam com projetos e iniciativas voltadas à Educação na Sustentabilidade e a Responsabilidade Social e Socioambiental. Vale destacar que o Senai é signatário do PRME e aplica os princípios da iniciativa, na metodologia de formação profissional.
Finalizando o ciclo de apresentações, a vice presidente do CPCE Londrina e do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, contou como desenvolve programas sociais aliados à educação, arte, cultura e meio ambiente.
Diálogo - Estiveram presentes mais de 100 instituições e, após as palestras os participantes foram instigados a contribuir com propostas para continuidade do Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, com questionamento como este: como as instituições educacionais preparam o profissional com a visão de sustentabilidade que as indústrias estão demandando?
Se você não participou do diálogo, mas quer contribuir, acesse o site www.cpce.org.br ou pelo e-mail: sandra.bortot@sesipr.org.br