O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) realizou na quinta-feira (05.07) a XV Reunião do Conselho Superior que contou com a presença de mais de 100 empresários dos setores da indústria, sindicato, terceiro setor, instituições de ensino e do comércio e serviço. Durante o encontro foram apresentadas as ações do primeiro semestre de 2012, nomeação dos novos Conselheiros e palestra sobre a visão da Rede Brasileira do Pacto Global quanto ao Rio+20.
O presidente executivo do CPCE, Victor Barbosa, falou que a ambição do Conselho e dos voluntários que fazem parte dela é tornar o CPCE referência em Responsabilidade Socioambiental Corporativa para o próprio Sistema Fiep e parceiros externos. "Para alcançar essa meta assumimos o compromisso de alinhar nossas ações com o Sistema, revisamos nosso Planejamento Estratégico e atualizamos nossa missão, visão e objetivos. Tudo para fortalecer nossas atividades", explicou.
A coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, ressaltou em sua apresentação que os projetos desenvolvidos e apoiados pelo CPCE tem seus benefícios voltados à indústria, tais como: oferecer uma visão macro de gerenciamento voltado para a sustentabilidade, a qualificação dos profissionais que trabalham na área de responsabilidade social, promoção de ações de Responsabilidade Social Sindical - RSS, compartilhar de melhores práticas para avançar em soluções e estratégias de desafios comum frente à sustentabilidade, entre outros.
Entre os meses de abril e junho, o CPCE promoveu oficinas de capacitação sobre o Pacto Global, em Curitiba e regionais, com intuito sensibilizar empresários para a adesão à iniciativa, proposta pela ONU. Pensando na importância de fomentar a continuidade de ações de RSAC pós Rio+20, a secretária executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, Yolanda Leite, apresentou na reunião alguns pontos levantados sobre a RSAC na Conferência. "Um ponto positivo é que a Rio+20 fortaleceu a cultura da sustentabilidade empresarial, propondo uma agenda de ações.
Conselheiros de Cascavel, Londrina, Maringá e Campos Gerais participaram do evento e se mostraram dispostos a construir um modelo de RSAC naquelas regiões. Os vice-presidentes do CPCE em Londrina, Maringá e Campos Gerais, Kimiko Yoshii, Sérgio Baccarin e Ney Ribas, respectivamente, colocaram que tem concentrando esforços para envolver as empresas para a adesão ao Pacto Global e também nos projetos.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, prestigiou a reunião e fez o encerramento agradecendo pela participação de cada um dos presentes no CPCE, dos vice-presidentes que levam para suas regiões as propostas do Conselho e diz contar com a colaboração de todos nas atividades do Sistema. "O CPCE abre portas para que objetivos em comum sejam alcançados, fomentando a cidadania empresarial e mostra a presença do Sistema Fiep no desenvolvimento do Estado", disse.
NOVOS CONSELHEIROS
Afrobras Importação e Exportação
Associação Comercial e Industrial de Cascavel
Baldo Investimentos
Câmara de Comercio Brasil Argentina
Cartosul Fabricação de Artefatos de Papelão Ltda
Casillo Advogados
Compagás - Companhia Paranaense de Gás
Consulado da República Helênica / Grécia
Digi-Tron Indústria de Balanças
Escola de Musica e Belas Artes do Paraná
Faculdade Estácio de Curitiba
Farol Multimídia
FORJA - Instituto de Formação Orientação de Jovens e Adolescentes
Garcia Neves Advogados Associados
Hamburg Sud
HIT Tecnologia em Saúde Ltda
Hass do Brasil Indústria de Máquinas
Hospital Universitário Evangélico
Jaguariaíva Paraná Prestação de Serviços
L&G Materiais Cirúrgicos Ltda
Sindimetal Maringá
Sindimetal Ponta Grossa
Sindipan Campos Gerais
Sinduscon Noroeste
Sinduscon Oeste