Aconteceu quarta-feira (25), no auditório do Sesi em Cascavel, a oficina sobre o Pacto Global promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada ao Sistema Fiep. Participaram cerca de 60 pessoas, entre elas empresários, presidentes de sindicatos da região Oeste do Estado e estudantes.
Foram quatro horas de sensibilização e orientação para a adesão ao Pacto Global, iniciativa proposta pela ONU há 12 anos, como um chamado às empresas para a sua responsabilidade com o futuro do planeta. A oficina também mostrou aos participantes que assinar o Pacto não é algo complexo.
Edson José Vasconcelos, empresário, conselheiro do Sesi PR e integrante da diretoria da Fiep, comenta que toda empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte percebe que há necessidade de relatar suas práticas de responsabilidade social. "No planejamento estratégico da minha empresa, por exemplo, existem objetivos voltados à sustentabilidade o que facilita uma possível adesão e a Comunicação de Progresso (COP). É importante destacar que independente do porte, toda empresa pode se tornar signatária. A oficina ajudou na organização de nossas ideias quanto ao tema", disse.
Programas e ações com foco na responsabilidade social já praticadas nas empresas podem estar alinhados com os princípios do Pacto Global, como comenta Tatiane Trespach, da área de responsabilidade social da Unimed Cascavel. "Hoje já trabalhamos em prol dos Objetivos do Milênio e pretendemos ainda este ano assinar o Pacto, para fortalecer e comunicar nossas ações. Acredito que é de fundamental importância oficinas como esta, pois ajuda no fortalecimento das atividades focadas na responsabilidade social corporativa", salienta.
Ao todo o CPCE promoverá quatro encontros, sendo que dois deles foram realizados em Ponta Grossa e Cascavel. As próximas acontecem em Londrina (26) e Curitiba (13.06). As inscrições podem ser realizadas no site www.cpce.org.br. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7467.