No dia 17 de fevereiro, empresas que participam do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) Londrina se reuniram para discutir as ações a serem desenvolvidas em 2012. Entre elas, cursos de capacitação voltados à Responsabilidade Social Corporativa e oficinas sobre o Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas que fornece diretrizes para promoção do crescimento sustentável.
Segundo o articulador do CPCE Londrina, Renan Laffranchi, muitas empresas ainda pensam que é muito complicado se tornar signatária do Pacto Global, por isso é importante destacar o quanto é simples. "Nas conversas com os empresários é importante destacar que a iniciativa vale pra qualquer tipo de empresa, ONG, município e instituição de ensino", conta Renan, referindo-se à campanha de mobilização do CPCE quanto ao Pacto Global e PRME (Princípios para Educação Responsável).
O Comitê Gestor do Conselho em Londrina será formado nos próximos meses e a conselheira Marcia Manfrin, da Apetit Serviços de Alimentação acredita que a região tem tudo para formar uma rede forte de práticas de responsabilidade social. "Se cada um de nós fizermos nosso metro quadrado melhor, nosso vizinho vai se sentir estimulado e movimentar quintal dele, para multiplicarmos boas práticas", observou.
Ainda nesta visão de compartilhar boas ideias, a vice-presidente do CPCE Londrina, Kimiko Yoshi, acredita que buscar parcerias com outras entidades que trabalham com sustentabilidade corporativa é fundamental para basear o trabalho do Conselho e uma porta de entrada para mostrar os objetivos. "As empresas que participam hoje do CPCE nos enxergam como agente principal e referência em Responsabilidade Social Corporativa, precisamos trabalhar muito ainda, já temos um número representativo de pessoas que tem muito a contribuir", finalizou.