Alunos da sétima série da Escola Municipal Padre Antônio Vieira, orientados pela professora Maria Luiza, conquistaram o primeiro lugar no prêmio Valorizar é Preciso!, edição 2010, com o projeto "Cidade do Vento e a energia aeólica". O VéP! é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) em parceria com o Sesi/Senai na Escola: Indústria Itinerante.
A escola concorreu com outras 74 instituições, que movimentaram 5 mil alunos e professores da 7ª série do ensino fundamental de todo Estado. O prêmio foi entregue na quinta-feira, 18 de agosto, e reuniu autoridades públicas e representantes das entidades promotoras do prêmio. Além de uma bolsa integral em qualquer curso do Sesi/Senai a um aluno a ser indicado pela escola, foi entregue troféu, medalhas e um computador.
O professor Cláudio Silva, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), ressaltou também o histórico positivo da escola junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "A Padre Antônio Vieira já é campeã no IDEB, superando uma meta traçada como ideal pelo MEC apenas para o ano 2022, e esta premiação estadual vem confirmar o trabalho que vem sendo executado não só aqui, mas em todas as escolas de Apucarana, através da educação integral", concluiu.
O articulador do CPCE na região norte, Renan Laffranchi, representou o conselho e destacou o empenho de professores e alunos ao trabalhar a sustentabilidade pensando na qualidade de vida dos familiares e da comunidade em que vivem.
Prêmio - Ao estimular a educação socioambiental e disseminar o consumo consciente, a coleta seletiva e solidária de lixo e a divulgação de técnicas de reciclagem, o prêmio Valorizar é Preciso! faz com que os jovens descubram a importância do respeito ao meio ambiente e as chamadas práticas sustentáveis. "É uma iniciativa que consegue unir a teoria e a prática, dando ao aluno sentido do que se aprende no dia a dia, dentro da escola, mas em uma dimensão de ética profissional. Através do Insdústria Itinerante eles saem do meio da escola e vêm o mundo, oportunidades que existem, potencialidades ao seu redor, traduzindo tudo isso em soluções para a sua própria comunidade", elencou Márcia Kulka, gerente do Sesi/Senai de Apucarana.