Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/07/2020 - Atualizado em 31/07/2020

Webinar Mercados Globais: Portugal

Portugal: uma porta de entrada para a Europa

O terceiro webinar da série Mercados Globais, realizado no dia 08 de julho, abordou como as relações do Brasil com o mercado português podem facilitar acesso a todo mercado europeu e o panorama socioeconômico para investimentos e comércio exterior com Portugal.

:: PORTUGAL: Uma porta de entrada para a Europa

As relações socioeconômicas entre Brasil e Portugal tendem a evoluir não apenas pela questão do idioma. Destaca-se também o grande potencial que o mercado português tem para aderência aos produtos brasileiros. Com o avanço do acordo Mercosul - União Europeia a tendência é que o volume de negócios apresente crescimento. Além da atratividade do mercado consumidor de Portugal, o país também se apresenta como uma porta de entrada tanto para o mercado de toda a Europa, como para os países de língua portuguesa.

Com uma visão holística a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Susana Pereira, abordou temas atuais como a situação das medidas restritivas adotadas em Portugal e Curitiba devido à pandemia do COVID-19, comunidade brasileira em Portugal, intercambio educacional, negócios e turismo. Reforçando a existência de proximidade entre Brasil e Portugal desde suas raízes históricas, o que potencializa o crescente relacionamento entre os dois países.

Na abordagem de toda amplitude econômica de Portugal, o diretor da Agência para o investimento e Comércio Externo de Portugal e Conselheiro Econômico e Comercial na Embaixada de Portugal no Brasil, Fernando Carvalho apresentou dados sobre PIB, investimentos da área industrial e de serviços, linhas de crédito, medidas fiscais e sociais devido à pandemia, educação, tecnologia, desemprego e inflação. Ressaltou que a queda no PIB português do primeiro trimestre foi abaixo da média da União Europeia, e com previsão de manter seu PIB maior do que a média da União Europeia. Enfatizou que o mercado português tem aspectos competitivos para atração de empresas brasileiras, além da possibilidade de acessar os demais países da Europa via Portugal. Fernando ainda destacou que de 2016 a 2028 Lisboa assumiu o compromisso de sediar o evento Web Summit, maior conferência de tecnologia do mundo.

O CEO da Exago Brasil e Conselheiro da Exago Venture Portugal, Márcio Viana, relatou como foi a operação de investimento para a aquisição da startup portuguesa Exago Venture, e quais foram os pilares avaliados para a tomada de decisão. Fernando também comentou, que várias empresas de tecnologia estão instalando filiais em Portugal, pois este mercado está extremamente aquecido devido à sua alta qualificação, no entanto, com isso já falta mão de obra local para atender a demanda. Corroborou as questões antes apresentadas de acesso à outros mercados via Portugal, ao afirmar que a partir de Portugal a Exago alcançou outros mercados da Europa.

:: Assista o vídeo completo: