Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
A segunda reunião plenária para sindicatos da indústria, realizada na quinta-feira (24/10) pela Gerência de Relações Sindicais da Fiep, destacou-se pela apresentação de novos temas e casos que ampliaram a interação com as ações das casas do Sistema Fiep. Focando no fortalecimento do associativismo e na sustentabilidade sindical, o evento apresentou soluções que geram valor à atuação sindical. Foram apresentados 3 temas:
Os resultados do Programa Indústria Cuide-se + SST, do lançamento em 03/06/24 até o momento, foram apresentados pelo gerente de Segurança e Saúde do Sesi Paraná, Dalton Toffoli. Ele destacou a iniciativa como relevante para a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, fomentando práticas seguras nas indústrias. Toffoli enfatizou o papel dos sindicatos na mobilização das suas indústrias de base para adesão ao programa. Representantes sindicais contribuíram com apresentação de suas boas-práticas, como Jackson Bizi, presidente do Sindimetal de Campo Mourão, que relatou como mapearam a participação de indústrias no Sesi para aumentar o engajamento. Lorena Bill, executiva do Sindirepa Paraná, reforçou a importância da parceria estratégica com o Sesi, evitando, assim, passivos gerados pelo descumprimento de normativas trabalhistas por parte das empresas associadas, enquanto Patricia de Macedo Papa, executiva do Sivale, destacou a estratégia multicanais para ampliar a adesão ao sindicato.
O gerente sênior de Relacionamento e Atendimento, Rafael Cury, apresentou as parcerias estratégicas de mercado entre o Sistema Fiep e os sindicatos, essenciais para ampliar o alcance dos serviços oferecidos e agregar valor ao setor. Ele destacou como essas colaborações têm fortalecido o relacionamento com os sindicatos e ajudado a elevar a competitividade das empresas no Paraná. Gabriel Verissimo, do Sindusmadeira Guarapuava, também enfatizou o potencial dessas parcerias e o caminho promissor que estão percorrendo. Daniela Bernardi, do SIMOV, também apresentou um case de cooperação estratégica entre sindicato e Sistema Fiep.
As oportunidades de apoio da Fiep para internacionalização foram trazidas pelo gerente de Relações Internacionais, Higor de Menezes, que apresentou casos bem-sucedidos de indústrias paranaenses, demonstrando como empresas locais estão se expandindo para mercados globais. O apoio estratégico da Fiep tem sido essencial para que essas indústrias acessem oportunidades de exportação e importação, estabelecendo novas parcerias no exterior. Mariana Tavares da Silva, do SIMP, relatou a participação do sindicato na Missão Internacional à Tailândia, maior produtor mundial de fécula de mandioca, onde rodadas de negócios possibilitaram a expansão de contatos e negócios. Jessica Lemes, do SINCABIMA, destacou os resultados positivos das empresas que participam do Exporta Paraná e das missões internacionais promovidas pela Fiep.
No encerramento da plenária, o Superintendente da Fiep, João Arthur Mohr destacou a importância do encontro, enaltecendo a participação dos sindicatos nesse momento de compartilhamento dos serviços e soluções para as indústrias, além de promover um benchmarking entre os sindicatos. O evento contou também com presença do Superintendente do Sesi, Hugo Molina, e do Superintendente do IEL, Alessandro de Castro, que elogiaram a iniciativa e disponibilizaram as estruturas de suas áreas a todos.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!