Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Na manhã desta sexta-feira, (21), os sindicatos filiados à Fiep
participaram do lançamento oficial do Programa Qualifica Paraná. A iniciativa, que tem como objetivo formar
mão de obra qualificada para a indústria, é realizada por meio das Escolas Móveis do Senai Paraná
e conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda - SETR,
e Agência do Trabalhador.
“Precisamos estar muito alinhados para não perdermos esta oportunidade. Com esse programa, poderemos levar o curso certo ao local certo, entregando para a indústria a mão de obra qualificada que ela necessita dentro do município em que está inserida”, enfatizou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
Para este ano, a oferta de vagas de formação profissional foi ampliada e conta com 46 Escolas Móveis que percorrerão 311 municípios, oferecendo mais de 11 mil vagas em cursos de Qualificação Profissional, com foco em formar trabalhadores para a indústria.
O projeto tem potencial para atender 622 turmas e mais de mil horas-aula em 14 áreas de formação, incluindo Automação Industrial, Mecânica Automotiva e Náutica, Soldagem, Usinagem CNC, Panificação e Confeitaria, entre outras.
“Esta é uma resposta ao questionamento das indústrias associadas em relação à necessidade de mão de obra qualificada para o setor. Vamos aproveitar esta iniciativa e trazer para a indústria o trabalhador formado por estas escolas”, disse o presidente do Sindirepa-PR e vice-coordenador do Conselho Temático de Produtos e Serviços do Sistema Fiep, Sandro Cruppeizaki.
Para trabalhar a agenda das Escolas Móveis pelo estado em alinhamento às necessidades do setor, os sindicatos filiados à Fiep terão acesso a uma ferramenta de BI desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência Estratégica do Senai Paraná, a partir de dados da Fiep, com objetivo de analisar o potencial de mercado de trabalho em cada município, auxiliando na definição da oferta de cursos e vagas disponíveis.
“O Senai organizou uma plataforma em que a gente consegue analisar quais são as demandas reais de cada setor industrial nas regiões e nos municípios para poder auxiliar os sindicatos a buscar as indústrias da sua localidade, para poder direcionar para onde vamos levar as 46 carretas no estado do Paraná”, explicou a diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone.
Processo seletivo e incentivo financeiro
A inscrição nos cursos será realizada mediante processo seletivo para identificar candidatos com maior aderência ao trabalho na indústria. Como incentivo, cada aluno que concluir o curso receberá o valor de R$ 1 mil, pago pela Agência do Trabalhador.
Conexão com o mercado de trabalho
A partir do 15º dia de curso e no último dia de aula, a Agência do Trabalhador estará presente nas Escolas Móveis para ofertar vagas cadastradas pelas indústrias, permitindo que os participantes ingressem em processos seletivos logo após a capacitação.
Os sindicatos poderão promover ações para estimular as empresas associadas a cadastrar suas vagas disponíveis no portal da Agência do Trabalhador.
Clique <<neste link>> e baixe os arquivos da reunião de lançamento com os Sindicatos filiados à Fiep, realizada via Microsoft Teams.
Clique <neste link> e baixe o vídeo de lançamento do Programa Qualifica Paraná para todos os Sindicados filiados à Fiep.
Acesse também o tutorial de cadastro de vagas no Sine, a relação de contatos telefônicos das Agências do Trabalhador e os calendários de cursos dos meses de fevereiro fevereiro e março.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!