Conselhos Sindicais

21 de outubro de 2021

Sexta edição do Boas Práticas Sindicais traz iniciativas de diversos sindicatos

Compartilhe:

Sindvest Maringá,Sindirepa Bandeirantes, Sivale Apucarana e SIMA foram os palestrantes desta edição

A sexta edição do Boas Práticas Sindicais, encontro mensal que incentiva a troca de experiências por meio do compartilhamento de práticas bem-sucedidas, aconteceu nesta quarta (20) e contou com a apresentação de cases do Sindvest Maringá, do Sindirepa Bandeirantes, do Sivale Apucarana e do SIMA. Os temas apresentados foram variados, mas todos com foco no fortalecimento sindical e no aumento do associativismo.

Cristiane Naomi Takashi, do Sindirepa Bandeirantes, reforçou as ações que a entidade promove com foco no enquadramento sindical. “Já nos primeiros contatos com as empresas, oferecemos o enquadramento sindical, coletando os dados da instituição. Aí inserimos os dados na página da Fiep, que nos dá um respaldo dizendo sobre o enquadramento. Como resultado, a empresa se sente mais segura, e mesmo as não enquadradas acabam se tornando associadas voluntárias”, explica a profissional. Acesse aqui o link do site da Fiep com o cadastro do enquadramento sindical.

Café e Boné foi a iniciativa apresentada por Patrícia Papa, do Sivale. “São encontros entre empresários para gerar boas conversas e bons negócios. Acontece desde 2006, com temas do setor do vestuário”, explica. Já foram abordados assuntos como etiquetagem, coleta de resíduos, tributação, Indústria 4.0, mercado internacional, modelagem CAD, além de cases de sucessos. “Um diferencial é que são convidados tanto empresários associados como não associados, justamente para fazermos esse trabalho de aproximação. Com essa ação, que conta com parceiros importantes, como o próprio Sistema Fiep, conseguimos passar credibilidade, promover o setor, aproximar do mercado e ter um relacionamento mais próximos com os públicos”, conta Patrícia. Em 2012, eram 20 associados; após diversas ações de relacionamento, incluindo o Café e Bone, o sindicato chegou a 100 associados.

Ana Rita Canassa, do Sindivest Maringá, falou sobre o Sindvest Jovem, que iniciou as atividades em 2016. Por meio de reuniões quinzenais, tem como objetivo fortalecer as empresas do setor têxtil por meio do associativismo jovem. “Temos visitas técnicas a empresas do setor, além de diversas ações em parceria com outras instituições. O critério para participar é a empresa estar associada ao Sindvest e à Associação Comercial”, explica a profissional. Os pilares da iniciativa são capacitação, benchmarking, representatividade e sucessão.

O Sindivest Maringá, representado ainda por Rosângela Correa, também abordou o banco de tecidos Second History, um projeto-piloto que tem a missão de transformar resíduos em matéria-prima. “A ideia surgiu da necessidade de ter um olhar para a sobra de tecidos da indústria, que é muito grande”, conta Rosângela. O banco de tecidos recebe e pesa o material e as indústrias doadoras ficam com um crédito em pontos, que pode revertido em serviços do sindicato. Já o consumidor pode adquirir os tecidos tanto por meio de troca ou de compra. Do valor que entra para o projeto, 70% são reinvestidos em ações de gestão de resíduos e 30% em projetos sociais.

Já José Lopes Aquino, presidente do SIMA, comentou sobre duas importantes iniciativas do sindicato: as câmaras setoriais e as temáticas. “A ideia é descentralizar a gestão, apoiando a diretoria e direcionando as ações”, explica. As duas câmaras setoriais representam mais de 80% das atividades diretas dos associados e tratam de assuntos ligados à cadeia produtiva e a questões legais. Já as temáticas, que são seis, tratam de temas específicos e relevantes para o momento vivido pelos associados, suas organizações empresariais e pela comunidade local. “Os temas abordados pelas câmaras temáticas são mulheres empreendedoras, empreendedorismo solidário, inovação e tecnologia, relações internacionais e jovem empreendedor”, conta o presidente.

Sondagem industrial

Marcelo Alves, economista do Sistema Fiep, aproveitou o Boas Práticas para divulgar uma iniciativa muito importante para as indústrias, a Sondagem Industrial, maior estudo para avaliar as expectativas e intenções dos industriais paranaenses para 2022. “Sem a participação dos empresários, a pesquisa não faz sentido, pois não conseguimos obter as informações de que precisamos. Por isso, o apoio dos sindicatos é fundamental”, reforça. O questionário ficará disponível até 7 de novembro neste link, e aos respondentes será disponibilizado o Guia de Segurança Cibernética.

Assista à gravação completa abaixo:

*As apresentações estão disponíveis abaixo.

1 - Enquadramento Sindical no Associativismo (Sindirepa Bandeirantes)

2 - Conselho Jovem (Sindvest)

3 - Cafe e Boné (Sivale)

4 - Câmaras Temáticas (Sima)

5 - Banco de Tecidos (Sindivest Maringá)

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.