Conselhos Sindicais

12 de novembro de 2021

Piso salarial estadual é definido por empregadores, empregados e governo

Compartilhe:

Valores serão reajustados com o mesmo índice da inflação de 2021; reunião aconteceu na Sede da Fiep

Mais uma vez, a Fiep participou ativamente das negociações para o acordo do novo piso salarial estadual. Nesta quinta-feira (11), a instituição sediou a quarta reunião do Grupo de Trabalho Permanente do Piso Regional do Estado do Paraná, vinculado ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter). Em discussões entre representantes do governo, empregadores e trabalhadores, ficou definido que os novos pisos salariais do Paraná serão reajustados de acordo com a inflação, ou seja, o percentual de aumento será o mesmo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021. Os novos valores serão aplicados entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

Juliana Bacarin, gerente de Relações Sindicais do Sistema Fiep e integrante do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, reforça o envolvimento da Fiep em relação ao tema e a união das entidades envolvidas nas negociações. “Novamente, a Fiep, defendendo os interesses da indústria, contribuiu de forma ativa para as discussões relacionadas ao piso salarial do estado. O resultado foi fruto de um consenso entre bancadas com representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo”, destaca.

Assim que o INPC for divulgado, o Grupo de Trabalho se reunirá novamente para realizar os cálculos e, a partir daí, será publicado um decreto com o novo valor do piso regional. A reunião está pré-agendada para 12 de janeiro.

Apenas cinco estados brasileiros têm piso salarial regional e o valor do Paraná é o maior do Brasil. O piso da indústria em 2021 é de R$ 1.577,20. Esse valor é aplicado como salário de ingresso para todas as categorias que não têm piso definido em convenção coletiva de trabalho.

 

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.