Conselhos Sindicais

10 de abril de 2023

Confira como foi o Encontro de Executivos Sindicais em Curitiba

Compartilhe:

Entre ontem e hoje (11 e 12/4), o Campus da Indústria, em Curtitiba, sediou um dos mais importantes eventos do calendário anual do Sistema Fiep, o Encontro de Executivos Sindicais. Reunindo cerca de cem executivos e colaboradores de áreas operacionais dos sindicatos filiados à Fiep, teve como objetivo divulgar as novidades que as casas do Sistema Fiep têm a oferecer para as indústrias filiadas aos sindicatos.

Embora aconteça anualmente, desde 2009, a última edição ocorreu em 2014. E para fortalecer o evento, o intuito foi oferecer um conteúdo que agregasse valor aos associados. Este ano, foram reforçados alguns serviços e ferramentas disponíveis aos sindicatos como Emprega Senai, Trilhas de Aprendizagem, CashBack, Cartão Sesi Viva +, Modelo SSI, Plataforma de Inteligência Setorial e Edital de Inovação para Indústrias Sindicalizadas, entre outros.

“Os sindicatos dependem da ação de seus executivos”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “Todos os nossos recursos vêm da indústria e o foco de nossos serviços é na indústria. Como a nossa base é a indústria e ela está ligada aos sindicatos, buscamos soluções que possam contribuir para a sustentabilidade sindical”, acrescentou. Uma novidade apresentada pelo presidente é o ID Indústria, uma identificação exclusiva para as indústrias que, via sindicatos e com parte dos recursos arrecadados ficando com essas instituições, amplia o relacionamento das empresas com o Sistema Fiep.

Compartilhamento de informações
A programação tem foco no associativismo e no compartilhamento de informações e estratégias. Logo na abertura, a gerente de Relações Sindicais do Sistema Fiep, Juliana Dias, comentou que, desde 2017, os sindicatos tiveram de se reinventar para compensar o impacto da Reforma Trabalhista, que acabou com a contribuição sindical compulsória. “O associativismo é o resultado de nossas entregas. As empresas só se associam quando enxergam valor nas contrapartidas oferecidas e por isso devemos fomentar a oferta de produtos e serviços oferecidos aos associados, fortalecendo essa relação”, resumiu.

O Edital de Inovação para Indústrias Sindicalizadas, o ID Indústria, o Emprega Senai, o Retorno Garantido Sesi – CashBack de Programas Legais e o Cartão Sesi Viva + foram apenas algumas das soluções apresentadas. Pensadas para a indústria, essas soluções podem ter um alcance ainda maior por meio dos sindicatos parceiros, que desta forma, ajudam o Sistema Fiep a cumprir a missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas, conforme explicou em sua participação a superintendente do Sesi e do IEL e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone.

Os executivos também receberam informações sobre o Ínpar – Instituto Paranaense de Reciclagem. Criado em 2017 pela Fiep e por seis sindicatos industriais filiados à entidade, o Ínpar tem o objetivo de atender a necessidade das empresas de se adequarem às legislações estaduais e federais de logística reversa.

Além disso, o professor Jerry Kato, CEO do Instituto Strategy Consulting & Education (SCE), apresentou como as indústrias associadas aos sindicatos podem participar do programa SG&A. Por meio de uma parceria com o IEL e contando com subsídios da Fiep, as empresas recebem consultorias especializadas em diversos segmentos empresariais. O programa tem como meta inicial capacitar 120 indústrias. Até o momento, 55 consultorias já foram realizadas.

Encerramento

A programação continuou nesta quarta-feira, com uma dinâmica sobre como proceder com recursos disponíveis e com palestra sobre Reforma Trabalhista, proferida pela gerente executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena. Ela apresentou um panorama geral da legislação, focando nos principais pontos que estão no radar do novo governo e das centrais sindicais, como a negociação coletiva e individual, o trabalho intermitente e a terceirização.

Segundo Sylvia, o atual não deve revogar a Reforma de 2017, serão feitos ajustes pontuais, principalmente os que tangem modelo e custeio das entidades sindicais. “Só haverá negociação de direitos além dos previstos em lei”, reforçou.

Em sua apresentação, a gerente executiva da CNI também detalhou questões relativas às Normas Regulamentadoras ligadas à saúde e segurança do trabalhador. De acordo com ela, 75% das NRs já foram revisadas. Outro ponto trata de uma potencialização na fiscalização estadual e nacional por meio da articulação de auditores. Com essa revisão feita, garante ela, as normas foram simplificadas, deburocratizadas e estão mais equilibradas.

No final, Sylvia apresentou as principais ações encabeçadas pela CNI e as frentes em que a entidade está atuando para garantir os avanços no Brasil. “Seria um grande retrocesso ao país e à sociedade retomar debates de questões já superadas no passado. Precisamos avançar e é um momento de nos unirmos com outras entidades do setor produtivo para que haja de fato uma modernização nas relações trabalhistas no Brasil”, concluiu.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, encerrou o evento agradecendo as contribuições apresentadas pela gerente executiva da CNI e a participação importante dos executivos, representantes dos sindicatos, além de industriais e presidentes das entidades, que participaram dos dois dias de programação do encontro em Curitiba.

  *** Compartilhe com as indústrias. Baixe o material editável (abaixo) para redes sociais e o e-mail marketing. 

Emprega Senai

Cashback

Para e-mail marketing, siga as orientações abaixo:

  • Abra a URL no navegador e aperte CTRL+A (para selecionar tudo) e CTRL+C (para copiar).
  • Abra uma Nova Mensagem em seu programa de e-mails habitual (Gmail ou Outlook, tanto faz).
  • Apague a assinatura, caso tenha por padrão.
  • Com o mouse no corpo do e-mail, apertem CTRL + V.
  • O conteúdo copiado será colado e os campos editáveis estarão disponíveis para alteração.
  • Inclua seu logotipo.
  • Finalizadas as alterações, é só enviar para o mailing de costume.

Abaixo você encontrará as apresentações realizadas:

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ger.sindicatos@sistemafiep.org.br e telefone: (41) 3271-9063.

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.